O presente resumo tem como objetivo apresentar a educação básica, especialmente o ensino público, que sofre com vários problemas e dificuldades, causando o desinteresse dos estudantes. Para tentar diminuir essas complicações, várias medidas devem ser tomadas, como a implantação de atividades extracurriculares, que ajudam o aluno a avançar nos estudos através de atividades tecnológicas e culturais que despertam o interesse do aluno, como a robótica educacional. A robótica educacional é uma metodologia de ensino que desperta o interesse dos envolvidos, com o intuito de resolver problemas para melhorar alguma situação, utilizando a tecnologia para transformar uma realidade educacional. Na escola pública, se torna uma metodologia multifuncional e interdisciplinar capaz de trabalhar diversas possibilidades e recursos como matérias descartáveis e sucatas, em que utilizados, torna o ensino público mais interativo, interessante e estimulável colocando o aluno como protagonista na ação e execução do projeto. Outrossim é a acessibilidade e manuseio que esses materiais têm quando colocados à disposição da aula, assim como, do aluno, estimulando a criatividade, o raciocínio-lógico, o trabalho em grupo como umas das principais habilidades desenvolvidas na aprendizagem. O estudo se fez através de uma pesquisa científica de cunho bibliográfico em que, o conteúdo foi retirado de fontes segundarias em artigos. Inicialmente, foi discutido as diversas possibilidades que a robótica, quando inserida na escola pública desenvolve no aluno. Tornando uma atratividade no ensino, como também, uma forma de melhorar o estímulo e desempenho no aprendizado do aluno.