Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O CONTO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA A PROMOÇÃO DE UM ENSINO INTERDISCIPLINAR

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100329
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7507
    "inscrito_id" => 11187
    "titulo" => "O CONTO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA A PROMOÇÃO DE UM ENSINO INTERDISCIPLINAR"
    "resumo" => "O presente trabalho teve por objetivo construir e analisar um conto, visando explorar possibilidades de interdisciplinaridade. A abordagem usada no presente estudo foi a pesquisa qualitativa e, para analisar cada fragmento do conto utilizou-se a técnica Análise Textual Discursiva. Os resultados apontaram que o conto tem grande potencial para ser usado para abordar diversos conteúdos, a saber: a história dos quilombos no Brasil, a importância dos quilombos como forma de resistência à escravidão e como espaços de preservação da cultura africana no país, a geografia dos quilombos, destacando sua localização geográfica e as características do ambiente em que estão inseridos, o ecossistema aquático e as interações entre os organismos que vivem nesse ambiente, à agricultura, manejo do solo, processo de nutrição das plantas e a importância dos nutrientes para o crescimento saudável delas, os diferentes fertilizantes, incluindo os adubos orgânicos, e como eles contribuem para a fertilidade do solo e a saúde das plantas, os diferentes compostos químicos presentes nos fertilizantes e agrotóxicos, além das suas propriedades químicas, modos de ação e impactos ambientais e para a saúde humana, aprofundando a abordagem a respeito dos efeitos dos resíduos químicos na cadeia alimentar, a contaminação da água e do solo, bem como os riscos para os lavradores e a necessidade de regulamentação e fiscalização adequada, entre outros conteúdos. O referido recurso didático pode usado na disciplina História, Geografia, Química, Biologia, além de permitir ampliação dos conhecimentos, já que ele favorece o trabalho de conteúdos de disciplinas como Direitos Humanos, Sociologia, Agronomia etc. Em suma, o conto “Qual o seu Kilombo?” se apresenta como um recurso didático que pode ser usado para promover um ensino ampliado e uma formação aprofundada dos estudantes, além de colaborar para a superação do ensino fragmentado, propiciando um ensino interdisciplinar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "659bfb75da8f3_08012024104109.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => "2024-01-08 10:41:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARTHUR HONÓRIO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ARTHUR HONÓRIO"
    "autor_email" => "arthuouhonorio@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100329
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7507
    "inscrito_id" => 11187
    "titulo" => "O CONTO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA A PROMOÇÃO DE UM ENSINO INTERDISCIPLINAR"
    "resumo" => "O presente trabalho teve por objetivo construir e analisar um conto, visando explorar possibilidades de interdisciplinaridade. A abordagem usada no presente estudo foi a pesquisa qualitativa e, para analisar cada fragmento do conto utilizou-se a técnica Análise Textual Discursiva. Os resultados apontaram que o conto tem grande potencial para ser usado para abordar diversos conteúdos, a saber: a história dos quilombos no Brasil, a importância dos quilombos como forma de resistência à escravidão e como espaços de preservação da cultura africana no país, a geografia dos quilombos, destacando sua localização geográfica e as características do ambiente em que estão inseridos, o ecossistema aquático e as interações entre os organismos que vivem nesse ambiente, à agricultura, manejo do solo, processo de nutrição das plantas e a importância dos nutrientes para o crescimento saudável delas, os diferentes fertilizantes, incluindo os adubos orgânicos, e como eles contribuem para a fertilidade do solo e a saúde das plantas, os diferentes compostos químicos presentes nos fertilizantes e agrotóxicos, além das suas propriedades químicas, modos de ação e impactos ambientais e para a saúde humana, aprofundando a abordagem a respeito dos efeitos dos resíduos químicos na cadeia alimentar, a contaminação da água e do solo, bem como os riscos para os lavradores e a necessidade de regulamentação e fiscalização adequada, entre outros conteúdos. O referido recurso didático pode usado na disciplina História, Geografia, Química, Biologia, além de permitir ampliação dos conhecimentos, já que ele favorece o trabalho de conteúdos de disciplinas como Direitos Humanos, Sociologia, Agronomia etc. Em suma, o conto “Qual o seu Kilombo?” se apresenta como um recurso didático que pode ser usado para promover um ensino ampliado e uma formação aprofundada dos estudantes, além de colaborar para a superação do ensino fragmentado, propiciando um ensino interdisciplinar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "659bfb75da8f3_08012024104109.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => "2024-01-08 10:41:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARTHUR HONÓRIO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ARTHUR HONÓRIO"
    "autor_email" => "arthuouhonorio@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo construir e analisar um conto, visando explorar possibilidades de interdisciplinaridade. A abordagem usada no presente estudo foi a pesquisa qualitativa e, para analisar cada fragmento do conto utilizou-se a técnica Análise Textual Discursiva. Os resultados apontaram que o conto tem grande potencial para ser usado para abordar diversos conteúdos, a saber: a história dos quilombos no Brasil, a importância dos quilombos como forma de resistência à escravidão e como espaços de preservação da cultura africana no país, a geografia dos quilombos, destacando sua localização geográfica e as características do ambiente em que estão inseridos, o ecossistema aquático e as interações entre os organismos que vivem nesse ambiente, à agricultura, manejo do solo, processo de nutrição das plantas e a importância dos nutrientes para o crescimento saudável delas, os diferentes fertilizantes, incluindo os adubos orgânicos, e como eles contribuem para a fertilidade do solo e a saúde das plantas, os diferentes compostos químicos presentes nos fertilizantes e agrotóxicos, além das suas propriedades químicas, modos de ação e impactos ambientais e para a saúde humana, aprofundando a abordagem a respeito dos efeitos dos resíduos químicos na cadeia alimentar, a contaminação da água e do solo, bem como os riscos para os lavradores e a necessidade de regulamentação e fiscalização adequada, entre outros conteúdos. O referido recurso didático pode usado na disciplina História, Geografia, Química, Biologia, além de permitir ampliação dos conhecimentos, já que ele favorece o trabalho de conteúdos de disciplinas como Direitos Humanos, Sociologia, Agronomia etc. Em suma, o conto “Qual o seu Kilombo?” se apresenta como um recurso didático que pode ser usado para promover um ensino ampliado e uma formação aprofundada dos estudantes, além de colaborar para a superação do ensino fragmentado, propiciando um ensino interdisciplinar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.