O presente trabalho teve por objetivo construir e analisar um conto, visando explorar possibilidades de interdisciplinaridade. A abordagem usada no presente estudo foi a pesquisa qualitativa e, para analisar cada fragmento do conto utilizou-se a técnica Análise Textual Discursiva. Os resultados apontaram que o conto tem grande potencial para ser usado para abordar diversos conteúdos, a saber: a história dos quilombos no Brasil, a importância dos quilombos como forma de resistência à escravidão e como espaços de preservação da cultura africana no país, a geografia dos quilombos, destacando sua localização geográfica e as características do ambiente em que estão inseridos, o ecossistema aquático e as interações entre os organismos que vivem nesse ambiente, à agricultura, manejo do solo, processo de nutrição das plantas e a importância dos nutrientes para o crescimento saudável delas, os diferentes fertilizantes, incluindo os adubos orgânicos, e como eles contribuem para a fertilidade do solo e a saúde das plantas, os diferentes compostos químicos presentes nos fertilizantes e agrotóxicos, além das suas propriedades químicas, modos de ação e impactos ambientais e para a saúde humana, aprofundando a abordagem a respeito dos efeitos dos resíduos químicos na cadeia alimentar, a contaminação da água e do solo, bem como os riscos para os lavradores e a necessidade de regulamentação e fiscalização adequada, entre outros conteúdos. O referido recurso didático pode usado na disciplina História, Geografia, Química, Biologia, além de permitir ampliação dos conhecimentos, já que ele favorece o trabalho de conteúdos de disciplinas como Direitos Humanos, Sociologia, Agronomia etc. Em suma, o conto “Qual o seu Kilombo?” se apresenta como um recurso didático que pode ser usado para promover um ensino ampliado e uma formação aprofundada dos estudantes, além de colaborar para a superação do ensino fragmentado, propiciando um ensino interdisciplinar.