Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS MÍDIAS EDUCACIONAIS NA FORMAÇÃO DO LICENCIADO EM INFORMÁTICA DO IFRN

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96950
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3056
    "inscrito_id" => 13431
    "titulo" => "AS MÍDIAS EDUCACIONAIS NA FORMAÇÃO DO LICENCIADO EM INFORMÁTICA DO IFRN"
    "resumo" => "As tecnologias têm marcado o século XXI e estão presentes em todas as áreas da sociedade, em todos os espaços de convívio social. Nesse sentido, a educação sofreu modificações ampliando o seu repertório, assim como a formação do professor no contexto atual. Nesse artigo, objetivamos refletir sobre as mídias educacionais na formação do licenciado em informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN, trazendo aspectos da sociedade atual, o papel das mídias educacionais, a formação docente no século XXI e os documentos de formação da licenciatura em informática. A nossa pesquisa se caracteriza como uma revisão bibliográfica a partir de autores como Rojo (2012), Belloni (2003), Tajra (2007), Bottentuit Junior (2012) e uma análise documental. Na nossa análise final apresentamos como as mídias educacionais devem fazer parte do contexto educativo e como a formação inicial precisa ampliar seu repertório e sua relação teórico-prática com as tecnologias. Dessa forma, entendemos que o passo inicial foi dado quando no Projeto Pedagógico do Curso-PPC é ofertada uma disciplina com esse nome, no entanto, as outras disciplinas necessitam estar nesse diálogo constante com as mídias, o que ainda não é possível de visualizar atualmente na instituição."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID13431_TB3056_15052023231908.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "STELLA MARIA DAVINO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "STELLA DAVINO"
    "autor_email" => "stella.s@escolar.ifrn.edu"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96950
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3056
    "inscrito_id" => 13431
    "titulo" => "AS MÍDIAS EDUCACIONAIS NA FORMAÇÃO DO LICENCIADO EM INFORMÁTICA DO IFRN"
    "resumo" => "As tecnologias têm marcado o século XXI e estão presentes em todas as áreas da sociedade, em todos os espaços de convívio social. Nesse sentido, a educação sofreu modificações ampliando o seu repertório, assim como a formação do professor no contexto atual. Nesse artigo, objetivamos refletir sobre as mídias educacionais na formação do licenciado em informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN, trazendo aspectos da sociedade atual, o papel das mídias educacionais, a formação docente no século XXI e os documentos de formação da licenciatura em informática. A nossa pesquisa se caracteriza como uma revisão bibliográfica a partir de autores como Rojo (2012), Belloni (2003), Tajra (2007), Bottentuit Junior (2012) e uma análise documental. Na nossa análise final apresentamos como as mídias educacionais devem fazer parte do contexto educativo e como a formação inicial precisa ampliar seu repertório e sua relação teórico-prática com as tecnologias. Dessa forma, entendemos que o passo inicial foi dado quando no Projeto Pedagógico do Curso-PPC é ofertada uma disciplina com esse nome, no entanto, as outras disciplinas necessitam estar nesse diálogo constante com as mídias, o que ainda não é possível de visualizar atualmente na instituição."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID13431_TB3056_15052023231908.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "STELLA MARIA DAVINO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "STELLA DAVINO"
    "autor_email" => "stella.s@escolar.ifrn.edu"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

As tecnologias têm marcado o século XXI e estão presentes em todas as áreas da sociedade, em todos os espaços de convívio social. Nesse sentido, a educação sofreu modificações ampliando o seu repertório, assim como a formação do professor no contexto atual. Nesse artigo, objetivamos refletir sobre as mídias educacionais na formação do licenciado em informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN, trazendo aspectos da sociedade atual, o papel das mídias educacionais, a formação docente no século XXI e os documentos de formação da licenciatura em informática. A nossa pesquisa se caracteriza como uma revisão bibliográfica a partir de autores como Rojo (2012), Belloni (2003), Tajra (2007), Bottentuit Junior (2012) e uma análise documental. Na nossa análise final apresentamos como as mídias educacionais devem fazer parte do contexto educativo e como a formação inicial precisa ampliar seu repertório e sua relação teórico-prática com as tecnologias. Dessa forma, entendemos que o passo inicial foi dado quando no Projeto Pedagógico do Curso-PPC é ofertada uma disciplina com esse nome, no entanto, as outras disciplinas necessitam estar nesse diálogo constante com as mídias, o que ainda não é possível de visualizar atualmente na instituição.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.