O ensino de Biologia pode ser atrativo aos alunos, por promover o conhecimento de todos os seres vivos, a relações entre eles e também com o ambiente, levando a compreensão dos fenômenos que ocorrem e garantem a existência da vida. A adoção de metodologias de ensino diferenciadas, com uso de tecnologia e que promova a participação ativa dos alunos, favorece o sucesso do ensino de Biologia. Desta maneira, o trabalho tem o objetivo de relatar uma aula prática realizada sob a supervisão do professor de Biologia e da residente. A aula foi dividida em dois momentos, no primeiro momento foi realizada uma explanação sobre o conteúdo de algas e fungos, com apoio do livro didático, utilizando o aparelho projetor de multimídia e slide do power Point, No segundo momento foi realizada a prática no laboratório de Biologia do IFTO, iniciando com a observação dos fungos do filo basidiomycota, Pycnoporus sanguineus e Ascomycota, foi observado as estruturas como: ascocarpo, hifas, asco, lamela, corpo de frutificação entre outros, para a visualização foi utilizado o microscópio óptico. Na observação de algas, os alunos prepararam as lâminas, seguindo as orientações dadas, retiraram, com auxílio da pipeta de Pasteur uma gota de água contendo o material biológico, e depois colocaram a gota de água sobre a lâmina, posteriormente adicionaram um pedaço algodão por cima da lâmina, para a alga não se movimentar e com isso facilitar no momento da visualização, em seguida, colocaram a lamínula na lâmina, por último visualizaram e identificaram o tipo de alga presente, a alga encontrada foi a Euglena sp. Com essa prática pode-se constatar que os alunos conseguem compreender melhor o assunto quando se utiliza de recursos pedagógicos dinâmicos que envolve a participação dos mesmos, como uma aula prática de observação da microbiota no laboratório.