Na adolescência, os indivíduos estão passando por uma fase de mudança de seu próprio corpo, se descobrindo e com muitos questionamentos. A não abordagem da sexualidade na escola pode gerar mais desconhecimento sobre o próprio corpo, aumentar preconceitos, discriminações, aumento de taxas de IST e gravidez precoce e indesejada. Diante disto, o presente estudo buscou responder ao seguinte questionamento: como o tema de educação sexual é abordado nos livros didáticos utilizados no município de Cabedelo/PB? Para tanto, fez-se um levantamento de que obras são utilizadas no município de Cabedelo, tanto ao ensino médio quanto ao ensino fundamental. Assim, a pesquisa, de cunho bibliográfico, analisou temas referente a CORPO HUMANO, GÊNERO E SEXUALIDADE nas coleções “Telaris” (fundamental) e “Ser Protagonista” (médio) por meio de protocolo de análise, que considerava o conteúdo teórico, os recursos visuais e as atividades propostas nas obras analisadas. As obras mostram a importância do uso de preservativos para evitar gravidez precoce e indesejada, e IST. Ademais, trazem instruções de como usar os respectivos métodos contraceptivos e abordam as IST com maior índice de infecção no Brasil. Ambas as obras trazem bastante ilustrações, percebendo-se um uso de imagens mais lúdicas na obra do nível fundamental. Há ainda imagens que exibem as diversas raças e etnias. Entretanto, não existem imagens que ilustram pessoas LGBTQIAP+ e não há abordagem do tema “sexualidade” considerando questões pautadas no respeito às diversidades, trazendo a questão do sexo focado unicamente na reprodução. Quanto às atividades, trazem questões com problematizações no final de cada capítulo sobre sexualidade, trazendo à tona termos e assuntos de grande importância. A análise crítica dos livros didáticos é muito importante, considerando que este recurso muitas vezes ajuda a nortear o planejamento do educador, sugerindo caminhos e sequências lógicas para a aprendizagem.