Este trabalho tem como objetivo apresentar as contribuições de um projeto de extensão realizado no âmbito da Brinquedoteca Universitária do curso de Pedagogia de uma faculdade privada, localizada no Município de Nazaré da Mata, Zona da Mata Norte do estado de Pernambuco. O projeto de extensão é orientado pelos meandros da pesquisa-ação, que é um tipo de pesquisa que busca intervenções a partir do objeto pesquisado. Segundo Richardson e Rodrigues (2013), a metodologia da pesquisa-ação se orienta a partir das seguintes etapas: diagnóstico, ação, avaliação e reflexão. Na etapa do diagnóstico é realizado um levantamento de temáticas do interesse dos estudantes do Curso de Pedagogia para momentos formativos. Na ação: é realizada vivências lúdicas pelos estudantes do Curso de Pedagogia no âmbito da brinquedoteca, tendo a participação de crianças da comunidade local. Na avaliação é o momento em que se realizam avalições sobre as ações realizadas. E na reflexão, busca-se perceber junto aos estudantes se os conhecimentos adquiridos no âmbito do projeto de extensão estão sendo importantes para a formação inicial e se tem contribuído para a profissionalização docente. Para o desenvolvimento da pesquisa, se utiliza como base teórica concepções de Cardoso (2013); Luckesi (2013); Kishimoto (2010); Pandini e Valença (2017); Santos (2011). Quanto aos resultados, faz-se necessário evidenciar que as vivências realizadas na Brinquedoteca Universitária têm contribuído para a formação inicial dos estudantes do Curso de Pedagogia e fomentado a construção de saberes profissionais voltados para a ludicidade, aspecto relevante para a profissionalização docente.