Este trabalho relata uma experiência colaborativa direcionada à alfabetização escolar de crianças e ao processo de formação inicial do professor alfabetizador no contexto de uma escola pública. As ações decorrem de um projeto vinculado ao Programa de Apoio às Licenciaturas (PROLICEN/UFPB/2022/2023), cujas atividades encontram-se em curso em uma instituição escolar da Rede de Ensino de João Pessoa em vista da consolidação do processo de alfabetização de aprendizes do 3º ano do Ensino Fundamental mediante o desenvolvimento de estratégias de acompanhamento, planejamento, produção de recursos didáticos, estudos e mediação de ensino por estudantes do curso de Pedagogia da UFPB do campus I. As bases teóricas que balizam as ações do projeto alicerçam-se nos estudos de Ferreiro e Teberosky (1986) que defendem uma concepção de língua escrita como um sistema de notação e o protagonismo dos aprendizes que precisam compreender por meio de atividades cognitivas complexas as propriedades desse sistema. Além de considerar autores (LEAL, 2022; MORAIS, 2005, 2012; SOARES, 2004, 2020) que preconizam o processo de alfabetização no bojo das práticas de letramentos. O percurso metodológico do presente estudo ancorou-se na abordagem qualitativa (CHIZZOTTI, 2006), tendo em vista analisar os desdobramentos dessa experiência a partir da análise das observações e das entrevistas processadas com as professoras das crianças acompanhadas. Conclui-se que o desenvolvimento do projeto sinaliza em favor da progressão da aprendizagem dos aprendizes em colaboração com as ações processadas em sala de aula pelas professoras, assim como refletem as entrevistadas. Por fim, a experiência do projeto trouxe de forma significativa uma nova postura aos licenciandos envolvidos quanto ao enfrentamento dos obstáculos surgidos e situações quanto à alfabetização, demonstrando mais segurança e propriedade em favor da superação desses, o que impactou diretamente na construção de uma formação profissional sólida sintonizada as situações acompanhadas no âmbito escolar.