As habilidades sociais são conjuntos de comportamentos interpessoais e intrapessoais, que permitem que as pessoas se relacionem de forma satisfatória. Diante da necessidade de se explorar a área das Habilidades Sociais enquanto indicador positivo para questões socioemocionais, como autoestima e bem-estar, recursos cinematográficos surgem como uma possibilidade didática de análise no campo. Dessa forma, a proposta do presente trabalho é utilizar o episódio The Middle Earth Paradigm, da série The Big Bang Theory, como um recurso investigativo do portfólio de Habilidades Sociais dos personagens principais. A série surge como instrumento didático para ampliar as discussões acerca do campo das Habilidades Sociais e, mostra-se eficaz no que diz respeito a exemplificar comportamentos socialmente habilidosos ou a ausência dos mesmos em uma gama de situações passíveis de observação. O principal referencial teórico-metodológico utilizado partiu da análise, interpretação e reflexão das cenas mais significativas para a discussão sob a ótica da psicologia das habilidades sociais. Assim, chegar-se-á aos possíveis déficits e aptidões dos protagonistas, de maneira a explorar o campo e evidenciar temáticas que o circundam. Também apontou-se a possibilidade de, porventura, diante do conjunto de outros fatores - como a função e topografia dos comportamentos, os componentes não verbais paralinguísticos (CNVP) e as questões situacionais -, os personagens terem atingido um desempenho satisfatório em suas tarefas interpessoais, o que se denomina de Competência Social (CS). Observou-se, por fim, que apesar de apresentarem algumas Habilidades Sociais, os personagens não chegaram a atingir todos os critérios para a CS, pois, por exemplo, não atingiram seus objetivos ou não obtiveram um retorno positivo na sua autoestima. Diante do exposto, identifica-se a análise adotada como recurso de apoio para avaliação e aprendizagem de comportamentos que contribuem para a compreensão e aquisição de relações sociais mais satisfatórias.