O USO DE SÉRIES COMO RECURSO EDUCATIVO PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96232 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2080 "inscrito_id" => 12711 "titulo" => "O USO DE SÉRIES COMO RECURSO EDUCATIVO PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS." "resumo" => "As habilidades sociais são conjuntos de comportamentos interpessoais e intrapessoais, que permitem que as pessoas se relacionem de forma satisfatória. Diante da necessidade de se explorar a área das Habilidades Sociais enquanto indicador positivo para questões socioemocionais, como autoestima e bem-estar, recursos cinematográficos surgem como uma possibilidade didática de análise no campo. Dessa forma, a proposta do presente trabalho é utilizar o episódio The Middle Earth Paradigm, da série The Big Bang Theory, como um recurso investigativo do portfólio de Habilidades Sociais dos personagens principais. A série surge como instrumento didático para ampliar as discussões acerca do campo das Habilidades Sociais e, mostra-se eficaz no que diz respeito a exemplificar comportamentos socialmente habilidosos ou a ausência dos mesmos em uma gama de situações passíveis de observação. O principal referencial teórico-metodológico utilizado partiu da análise, interpretação e reflexão das cenas mais significativas para a discussão sob a ótica da psicologia das habilidades sociais. Assim, chegar-se-á aos possíveis déficits e aptidões dos protagonistas, de maneira a explorar o campo e evidenciar temáticas que o circundam. Também apontou-se a possibilidade de, porventura, diante do conjunto de outros fatores - como a função e topografia dos comportamentos, os componentes não verbais paralinguísticos (CNVP) e as questões situacionais -, os personagens terem atingido um desempenho satisfatório em suas tarefas interpessoais, o que se denomina de Competência Social (CS). Observou-se, por fim, que apesar de apresentarem algumas Habilidades Sociais, os personagens não chegaram a atingir todos os critérios para a CS, pois, por exemplo, não atingiram seus objetivos ou não obtiveram um retorno positivo na sua autoestima. Diante do exposto, identifica-se a análise adotada como recurso de apoio para avaliação e aprendizagem de comportamentos que contribuem para a compreensão e aquisição de relações sociais mais satisfatórias." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12711_TB2080_10122023164639.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MILLENA BRUNA ALVES ISMAEL DA COSTA" "autor_nome_curto" => "MILLENA" "autor_email" => "millenaismael@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96232 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2080 "inscrito_id" => 12711 "titulo" => "O USO DE SÉRIES COMO RECURSO EDUCATIVO PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS." "resumo" => "As habilidades sociais são conjuntos de comportamentos interpessoais e intrapessoais, que permitem que as pessoas se relacionem de forma satisfatória. Diante da necessidade de se explorar a área das Habilidades Sociais enquanto indicador positivo para questões socioemocionais, como autoestima e bem-estar, recursos cinematográficos surgem como uma possibilidade didática de análise no campo. Dessa forma, a proposta do presente trabalho é utilizar o episódio The Middle Earth Paradigm, da série The Big Bang Theory, como um recurso investigativo do portfólio de Habilidades Sociais dos personagens principais. A série surge como instrumento didático para ampliar as discussões acerca do campo das Habilidades Sociais e, mostra-se eficaz no que diz respeito a exemplificar comportamentos socialmente habilidosos ou a ausência dos mesmos em uma gama de situações passíveis de observação. O principal referencial teórico-metodológico utilizado partiu da análise, interpretação e reflexão das cenas mais significativas para a discussão sob a ótica da psicologia das habilidades sociais. Assim, chegar-se-á aos possíveis déficits e aptidões dos protagonistas, de maneira a explorar o campo e evidenciar temáticas que o circundam. Também apontou-se a possibilidade de, porventura, diante do conjunto de outros fatores - como a função e topografia dos comportamentos, os componentes não verbais paralinguísticos (CNVP) e as questões situacionais -, os personagens terem atingido um desempenho satisfatório em suas tarefas interpessoais, o que se denomina de Competência Social (CS). Observou-se, por fim, que apesar de apresentarem algumas Habilidades Sociais, os personagens não chegaram a atingir todos os critérios para a CS, pois, por exemplo, não atingiram seus objetivos ou não obtiveram um retorno positivo na sua autoestima. Diante do exposto, identifica-se a análise adotada como recurso de apoio para avaliação e aprendizagem de comportamentos que contribuem para a compreensão e aquisição de relações sociais mais satisfatórias." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12711_TB2080_10122023164639.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MILLENA BRUNA ALVES ISMAEL DA COSTA" "autor_nome_curto" => "MILLENA" "autor_email" => "millenaismael@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }