A História é a ciência que estuda os seres humanos no tempo e que permite a compreensão do passado e o uso estratégico para instrumentalizar o presente e orientar o futuro. Apesar disso e de sua evidente importância, ela é um campo repleto de desafios e, entre eles, está a sua exclusão do patamar das ciências, o que contribui para sua desvalorização e deslegitimação. Todavia, sendo já amplamente aceito entre historiadoras e historiadores o caráter científico da História, surge a necessidade de trabalhar tal consciência na sociedade e a educação é um caminho imprescindível para tal. Partindo dessa instigação, no ano de 2022 foi desenvolvida no Espaço Ciência, museu interativo localizado em Olinda, em Pernambuco, uma oficina que buscou entrelaçar a educação escolar e a educação museal, veículos da educação formal e não-formal, a fim de ensinar História de forma lúdica, didática e acessível. A ação consistiu em um jogo investigativo que tinha como objetivo proporcionar aos estudantes participantes, a partir de uma simulação, a experiência de trabalharem com documentos históricos para melhor compreenderem o que é História, sua importância e como ela é construída. Cabe salientar que a dinâmica teve como principal referencial teórico-metodológico, a pedagogia freireana e a concepção que ela propõe do educando como sujeito ativo no processo de aprendizagem. Tendo como princípio basilar a compreensão de que a aplicação de uma atividade didática é um campo de pesquisa, os resultados apontam que persiste na sociedade a ideia de que a História não é uma área científica e que parte disso se dá pelo desconhecimento social do modo como trabalham os historiadores e as historiadoras. Desse modo, a conexão entre os museus interativos e o espaço escolar é um caminho para publicizar tais conhecimentos e construir novos olhares para a História, contribuindo para sua valorização.