Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS CONTRIBUIÇÕES DA PERSONALIZAÇÃO DO ENSINO PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DA TECNOLOGIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96368
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2256
    "inscrito_id" => 12908
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DA PERSONALIZAÇÃO DO ENSINO PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DA TECNOLOGIA"
    "resumo" => "A personalização do ensino fazendo uso de recursos tecnológicos tem como propósito desenvolver nos estudantes uma aprendizagem protagonista e significativa por meio de adaptações metodológicas de acordo com os interesses e necessidades identificadas durante o percurso das práticas pedagógicas vivenciadas no espaço escolar. Esta proposta já vivenciada em muitos países, vêm ocupando gradativamente espaço nas salas de aula no contexto educacional brasileiro, visando a não padronização da educação bem como valorização dos conhecimentos prévios, das habilidades e acima de tudo dos ritmos de aprendizagem dos alunos envolvidos nesse processo de ampliação de conhecimentos intermediado por ferramentas tecnológicas. Com este olhar, o presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a personalização do ensino por meio das ferramentas tecnológicas como uma alternativa propulsora no desenvolvimento e fortalecimento das habilidades de leitura em estudantes dos anos iniciais da Educação Básica nas aulas de Língua Portuguesa. Para realizá-lo, adotou-se uma abordagem metodológica qualitativa (GIL, 2002) , revisão bibliográfica em periódicos, em livros que abarcam a discussão da literatura mais atual e abrangente no referido tema ancorados nos estudiosos Antunes (2003), Solé (2014), Santaella (2014), Bacich(2015),(Rojo 2009, 2013) entre outros, como também os documentos oficiais do Brasil, a BNCC (BRASIL, 2017). Desse modo, verificou-se por meio das reflexões obtidas que a educação personalizada com uso de recursos tecnológicos no ensino de Língua Portuguesa potencializa as habilidades de leitura favorecendo a aprendizagem, o envolvimento, o interesse e a satisfação dos alunos inseridos neste contexto educacional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12908_TB2256_10122023193257.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "INAYARA ÉLIDA AQUINO DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "Inayara"
    "autor_email" => "inayara.elida@academico.u"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96368
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2256
    "inscrito_id" => 12908
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DA PERSONALIZAÇÃO DO ENSINO PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DA TECNOLOGIA"
    "resumo" => "A personalização do ensino fazendo uso de recursos tecnológicos tem como propósito desenvolver nos estudantes uma aprendizagem protagonista e significativa por meio de adaptações metodológicas de acordo com os interesses e necessidades identificadas durante o percurso das práticas pedagógicas vivenciadas no espaço escolar. Esta proposta já vivenciada em muitos países, vêm ocupando gradativamente espaço nas salas de aula no contexto educacional brasileiro, visando a não padronização da educação bem como valorização dos conhecimentos prévios, das habilidades e acima de tudo dos ritmos de aprendizagem dos alunos envolvidos nesse processo de ampliação de conhecimentos intermediado por ferramentas tecnológicas. Com este olhar, o presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a personalização do ensino por meio das ferramentas tecnológicas como uma alternativa propulsora no desenvolvimento e fortalecimento das habilidades de leitura em estudantes dos anos iniciais da Educação Básica nas aulas de Língua Portuguesa. Para realizá-lo, adotou-se uma abordagem metodológica qualitativa (GIL, 2002) , revisão bibliográfica em periódicos, em livros que abarcam a discussão da literatura mais atual e abrangente no referido tema ancorados nos estudiosos Antunes (2003), Solé (2014), Santaella (2014), Bacich(2015),(Rojo 2009, 2013) entre outros, como também os documentos oficiais do Brasil, a BNCC (BRASIL, 2017). Desse modo, verificou-se por meio das reflexões obtidas que a educação personalizada com uso de recursos tecnológicos no ensino de Língua Portuguesa potencializa as habilidades de leitura favorecendo a aprendizagem, o envolvimento, o interesse e a satisfação dos alunos inseridos neste contexto educacional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12908_TB2256_10122023193257.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "INAYARA ÉLIDA AQUINO DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "Inayara"
    "autor_email" => "inayara.elida@academico.u"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A personalização do ensino fazendo uso de recursos tecnológicos tem como propósito desenvolver nos estudantes uma aprendizagem protagonista e significativa por meio de adaptações metodológicas de acordo com os interesses e necessidades identificadas durante o percurso das práticas pedagógicas vivenciadas no espaço escolar. Esta proposta já vivenciada em muitos países, vêm ocupando gradativamente espaço nas salas de aula no contexto educacional brasileiro, visando a não padronização da educação bem como valorização dos conhecimentos prévios, das habilidades e acima de tudo dos ritmos de aprendizagem dos alunos envolvidos nesse processo de ampliação de conhecimentos intermediado por ferramentas tecnológicas. Com este olhar, o presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a personalização do ensino por meio das ferramentas tecnológicas como uma alternativa propulsora no desenvolvimento e fortalecimento das habilidades de leitura em estudantes dos anos iniciais da Educação Básica nas aulas de Língua Portuguesa. Para realizá-lo, adotou-se uma abordagem metodológica qualitativa (GIL, 2002) , revisão bibliográfica em periódicos, em livros que abarcam a discussão da literatura mais atual e abrangente no referido tema ancorados nos estudiosos Antunes (2003), Solé (2014), Santaella (2014), Bacich(2015),(Rojo 2009, 2013) entre outros, como também os documentos oficiais do Brasil, a BNCC (BRASIL, 2017). Desse modo, verificou-se por meio das reflexões obtidas que a educação personalizada com uso de recursos tecnológicos no ensino de Língua Portuguesa potencializa as habilidades de leitura favorecendo a aprendizagem, o envolvimento, o interesse e a satisfação dos alunos inseridos neste contexto educacional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.