A personalização do ensino fazendo uso de recursos tecnológicos tem como propósito desenvolver nos estudantes uma aprendizagem protagonista e significativa por meio de adaptações metodológicas de acordo com os interesses e necessidades identificadas durante o percurso das práticas pedagógicas vivenciadas no espaço escolar. Esta proposta já vivenciada em muitos países, vêm ocupando gradativamente espaço nas salas de aula no contexto educacional brasileiro, visando a não padronização da educação bem como valorização dos conhecimentos prévios, das habilidades e acima de tudo dos ritmos de aprendizagem dos alunos envolvidos nesse processo de ampliação de conhecimentos intermediado por ferramentas tecnológicas. Com este olhar, o presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a personalização do ensino por meio das ferramentas tecnológicas como uma alternativa propulsora no desenvolvimento e fortalecimento das habilidades de leitura em estudantes dos anos iniciais da Educação Básica nas aulas de Língua Portuguesa. Para realizá-lo, adotou-se uma abordagem metodológica qualitativa (GIL, 2002) , revisão bibliográfica em periódicos, em livros que abarcam a discussão da literatura mais atual e abrangente no referido tema ancorados nos estudiosos Antunes (2003), Solé (2014), Santaella (2014), Bacich(2015),(Rojo 2009, 2013) entre outros, como também os documentos oficiais do Brasil, a BNCC (BRASIL, 2017). Desse modo, verificou-se por meio das reflexões obtidas que a educação personalizada com uso de recursos tecnológicos no ensino de Língua Portuguesa potencializa as habilidades de leitura favorecendo a aprendizagem, o envolvimento, o interesse e a satisfação dos alunos inseridos neste contexto educacional.