Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NA CONCEPÇÃO FREIRIANA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99857
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6859
    "inscrito_id" => 15194
    "titulo" => "EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NA CONCEPÇÃO FREIRIANA"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo analisar a temática dos direitos humanos a partir das reflexões de Paulo Freire, descrevendo a sua contribuição na promoção dos direitos humanos, a partir da metodologia de educação libertadora e problematizadora na construção de uma sociedade na qual todos tenham assegurado seu direito de Ser Mais. À luz de tal enfoque, Paulo Freire enfatiza que a educação possui papel fundamental para qualquer mudança social, com a participação ativa do sujeito na construção do conhecimento, através do diálogo e da problematização das questões sociais, que permitem a compreensão crítica dos direitos humanos e a identificação de práticas de violação desses direitos. Nesse contexto, a presente pesquisa tem como norte os seguintes questionamentos: Qual a conexão entre Educação, Direitos Humanos e Paulo Freire? Quais as contribuições de Paulo Freire para a temática da educação em Direitos Humanos? Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que busca uma análise aprofundada das contribuições teóricas de diferentes autores sobre a educação em direitos humanos na concepção freiriana, permitindo uma maior familiaridade com o problema. Destarte, o texto será composto de três capítulos, no primeiro será desenvolvido um contexto histórico sobre a educação em direitos humanos no Brasil, o segundo capítulo dialoga sobre a educação problematizadora como meio de (des)construção do sujeito, e no último capítulo, as contribuições de Paulo Freire para o desenvolvimento de uma educação baseada em uma cultura de propagação dos direitos humanos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID15194_TB6859_21082023180748.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HIATANDERSON DA SILVA MONTEIRO"
    "autor_nome_curto" => "HIATANDERSON"
    "autor_email" => "hiatanderson.uepb@outlook"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA (UNIPÊ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99857
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6859
    "inscrito_id" => 15194
    "titulo" => "EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NA CONCEPÇÃO FREIRIANA"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo analisar a temática dos direitos humanos a partir das reflexões de Paulo Freire, descrevendo a sua contribuição na promoção dos direitos humanos, a partir da metodologia de educação libertadora e problematizadora na construção de uma sociedade na qual todos tenham assegurado seu direito de Ser Mais. À luz de tal enfoque, Paulo Freire enfatiza que a educação possui papel fundamental para qualquer mudança social, com a participação ativa do sujeito na construção do conhecimento, através do diálogo e da problematização das questões sociais, que permitem a compreensão crítica dos direitos humanos e a identificação de práticas de violação desses direitos. Nesse contexto, a presente pesquisa tem como norte os seguintes questionamentos: Qual a conexão entre Educação, Direitos Humanos e Paulo Freire? Quais as contribuições de Paulo Freire para a temática da educação em Direitos Humanos? Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que busca uma análise aprofundada das contribuições teóricas de diferentes autores sobre a educação em direitos humanos na concepção freiriana, permitindo uma maior familiaridade com o problema. Destarte, o texto será composto de três capítulos, no primeiro será desenvolvido um contexto histórico sobre a educação em direitos humanos no Brasil, o segundo capítulo dialoga sobre a educação problematizadora como meio de (des)construção do sujeito, e no último capítulo, as contribuições de Paulo Freire para o desenvolvimento de uma educação baseada em uma cultura de propagação dos direitos humanos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID15194_TB6859_21082023180748.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HIATANDERSON DA SILVA MONTEIRO"
    "autor_nome_curto" => "HIATANDERSON"
    "autor_email" => "hiatanderson.uepb@outlook"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA (UNIPÊ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar a temática dos direitos humanos a partir das reflexões de Paulo Freire, descrevendo a sua contribuição na promoção dos direitos humanos, a partir da metodologia de educação libertadora e problematizadora na construção de uma sociedade na qual todos tenham assegurado seu direito de Ser Mais. À luz de tal enfoque, Paulo Freire enfatiza que a educação possui papel fundamental para qualquer mudança social, com a participação ativa do sujeito na construção do conhecimento, através do diálogo e da problematização das questões sociais, que permitem a compreensão crítica dos direitos humanos e a identificação de práticas de violação desses direitos. Nesse contexto, a presente pesquisa tem como norte os seguintes questionamentos: Qual a conexão entre Educação, Direitos Humanos e Paulo Freire? Quais as contribuições de Paulo Freire para a temática da educação em Direitos Humanos? Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que busca uma análise aprofundada das contribuições teóricas de diferentes autores sobre a educação em direitos humanos na concepção freiriana, permitindo uma maior familiaridade com o problema. Destarte, o texto será composto de três capítulos, no primeiro será desenvolvido um contexto histórico sobre a educação em direitos humanos no Brasil, o segundo capítulo dialoga sobre a educação problematizadora como meio de (des)construção do sujeito, e no último capítulo, as contribuições de Paulo Freire para o desenvolvimento de uma educação baseada em uma cultura de propagação dos direitos humanos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.