Este trabalho tem como objetivo analisar a temática dos direitos humanos a partir das reflexões de Paulo Freire, descrevendo a sua contribuição na promoção dos direitos humanos, a partir da metodologia de educação libertadora e problematizadora na construção de uma sociedade na qual todos tenham assegurado seu direito de Ser Mais. À luz de tal enfoque, Paulo Freire enfatiza que a educação possui papel fundamental para qualquer mudança social, com a participação ativa do sujeito na construção do conhecimento, através do diálogo e da problematização das questões sociais, que permitem a compreensão crítica dos direitos humanos e a identificação de práticas de violação desses direitos. Nesse contexto, a presente pesquisa tem como norte os seguintes questionamentos: Qual a conexão entre Educação, Direitos Humanos e Paulo Freire? Quais as contribuições de Paulo Freire para a temática da educação em Direitos Humanos? Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que busca uma análise aprofundada das contribuições teóricas de diferentes autores sobre a educação em direitos humanos na concepção freiriana, permitindo uma maior familiaridade com o problema. Destarte, o texto será composto de três capítulos, no primeiro será desenvolvido um contexto histórico sobre a educação em direitos humanos no Brasil, o segundo capítulo dialoga sobre a educação problematizadora como meio de (des)construção do sujeito, e no último capítulo, as contribuições de Paulo Freire para o desenvolvimento de uma educação baseada em uma cultura de propagação dos direitos humanos.