SILVA, Henrique Junior Rodrigues Da et al.. Passeando em conjuntos numéricos.. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/96930>. Acesso em: 08/11/2024 02:08
O presente artigo abrange uma pesquisa situada no GT 13 – Educação Matemática e objetiva dissertar sobre uma oficina pedagógica realizada através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto Matemática, da Universidade Federal da Paraíba/campus IV, desenvolvida numa Escola Cidadã Integral da Rede Estadual de Ensino da Paraíba, localizada na região do Vale do Mamanguape. Dialogamos em torno do seguinte problema de pesquisa: Como uma oficina pedagógica sobre conjuntos numéricos contribui para a aprendizagem dos alunos do 3º ano do Ensino Médio? Os fundamentos teórico-metodológicos vinculam-se à literatura específica da Educação Matemática, a Base Nacional Comum Curricular e à pesquisa descritiva de abordagem qualitativa. A oficina foi desenvolvida em duas turmas de 1º ano do Ensino Médio em horários diferentes, versou sobre noções elementares de conjuntos numéricos e foi organizada em dois momentos principais a partir de um levantamento inicial dos conhecimentos prévios dos alunos em diálogo com o professor regente. No primeiro momento, exploramos a conceitualização de conjuntos e subconjuntos numéricos numa abordagem dialógica e explicativa. No segundo, organizando a turma em dois grupos de trabalho, realizamos uma gincana envolvendo a identificação dos elementos pertencentes aos respectivos conjuntos numéricos usando post-its contendo números diversos. Os principais resultados revelaram que estudantes desenvolveram uma noção significativa de conjunto numérico e das relações de pertinência. A oficina também evidenciou um trabalho colaborativo entre os pibidianos e o professor das turmas nos processos de ensino e aprendizagem