RESUMO O objetivo deste artigo é evidenciar a importância da educação para redução de riscos e desastres (ERRD) e sua interface com a educação ambiental (EA) na escola. Trata-se de fomentar o diálogo sobre os riscos e desastres, considerando as suas consequências no cotidiano das pessoas, evidenciando de que forma a escola poderá contribuir nessa construção instigante e desafiadora. Compreende-se que a integração da ERRD e da EA são fundamentais para a formação do conhecimento na perspectiva do estímulo às mudanças de hábitos para um processo de transformação socioambiental. E isso, é possível por meio da prática pedagógica voltada à ERRD e da EA no ambiente escolar. Nesse contexto, o processo ensino-aprendizagem fortalecerá a realização do diálogo e ao mesmo tempo, o aumento das percepções em relação ao avanço da degradação ambiental e a responsabilidade de todos sobre às mudanças climáticas e a evolução dos desastres. Foram considerados elementos teórico-conceituais com a finalidade de discutir os pontos relativos à implementação da ERRD e da EA, com uma ênfase em valores pautados na autonomia, responsabilidade, resiliência e em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários (BNCC, 2017). A pesquisa foi desenvolvida na comunidade do Retiro e Alto do Vento, localizada em área de risco no município do Jaboatão dos Guararapes – PE. Buscou relacionar o conhecimento científico aos aprendizados praticados no cotidiano. As oficinas foram desenvolvidas considerando as vivências dos estudantes em relação aos riscos e desastres, buscando fortalecer os aprendizados por meio de atividades práticas. As atividades propiciaram o despertar para reflexão crítica sobre a desnaturalização dos riscos e a formação de 25 estudantes, estimulando-se a construção da resiliência a riscos e desastres.