DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM E PRÁTICAS INCLUSIVAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA NO PERÍODO DE 2018-2023
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100414 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7614 "inscrito_id" => 15323 "titulo" => "DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM E PRÁTICAS INCLUSIVAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA NO PERÍODO DE 2018-2023" "resumo" => "O panorama das escolas brasileiras se faz cada vez mais heterogêneo. O censo escolar confirma este fato e indica um aumento da chegada dos estudantes Público-alvo da Educação Especial (PAEE) nas escolas. O progresso das matrículas destes estudantes evidencia as diferentes necessidades, assim como, a urgência de práticas educativas inclusivas nas escolas regulares brasileiras. A abordagem do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) é um conjunto de princípios e estratégias que possibilitam acessibilidade curricular aos estudantes a fim de minimizar dificuldades de aprendizagens. Este trabalho caracteriza-se como uma revisão sistemática e buscou na literatura identificar as contribuições do DUA para práticas inclusivas nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para a coleta de dados, foi realizado na plataforma da Biblioteca Digital brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) um levantamento de publicações de teses e dissertações referentes ao período de 2018 a 2023 envolvendo a temática do DUA no Ensino Fundamental I na perspectiva de uma Educação Inclusiva (EI). Neste sentido, este trabalho tem o objetivo de apresentar um panorama de como o DUA e a Educação Inclusiva estão sendo relacionados para melhor atender os estudantes PAEE nos Anos iniciais da educação brasileira. Por fim, sabe-se que existem muitos trabalhos publicados na temática da EI, um aumento nas publicações de trabalhos acerca do DUA e alguns que relacionam estas duas temáticas mas, de forma geral, acerca desta última categoria, vale ressaltar que parece haver uma abordagem mais teórica do que prática e, por isso, conclui-se sobre a necessidade de se pensar em trabalhos que dialoguem o DUA e a Educação Inclusiva com um viés mais prático, que contribua no cotidiano das educadoras e dos educadores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "659858102b6b6_05012024162712.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => "2024-01-05 16:27:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVELIN NUNES CORRÊA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "EVELIN" "autor_email" => "evelinncr@id.uff.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100414 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7614 "inscrito_id" => 15323 "titulo" => "DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM E PRÁTICAS INCLUSIVAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA NO PERÍODO DE 2018-2023" "resumo" => "O panorama das escolas brasileiras se faz cada vez mais heterogêneo. O censo escolar confirma este fato e indica um aumento da chegada dos estudantes Público-alvo da Educação Especial (PAEE) nas escolas. O progresso das matrículas destes estudantes evidencia as diferentes necessidades, assim como, a urgência de práticas educativas inclusivas nas escolas regulares brasileiras. A abordagem do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) é um conjunto de princípios e estratégias que possibilitam acessibilidade curricular aos estudantes a fim de minimizar dificuldades de aprendizagens. Este trabalho caracteriza-se como uma revisão sistemática e buscou na literatura identificar as contribuições do DUA para práticas inclusivas nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para a coleta de dados, foi realizado na plataforma da Biblioteca Digital brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) um levantamento de publicações de teses e dissertações referentes ao período de 2018 a 2023 envolvendo a temática do DUA no Ensino Fundamental I na perspectiva de uma Educação Inclusiva (EI). Neste sentido, este trabalho tem o objetivo de apresentar um panorama de como o DUA e a Educação Inclusiva estão sendo relacionados para melhor atender os estudantes PAEE nos Anos iniciais da educação brasileira. Por fim, sabe-se que existem muitos trabalhos publicados na temática da EI, um aumento nas publicações de trabalhos acerca do DUA e alguns que relacionam estas duas temáticas mas, de forma geral, acerca desta última categoria, vale ressaltar que parece haver uma abordagem mais teórica do que prática e, por isso, conclui-se sobre a necessidade de se pensar em trabalhos que dialoguem o DUA e a Educação Inclusiva com um viés mais prático, que contribua no cotidiano das educadoras e dos educadores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "659858102b6b6_05012024162712.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => "2024-01-05 16:27:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVELIN NUNES CORRÊA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "EVELIN" "autor_email" => "evelinncr@id.uff.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }