Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PRÁTICA EDUCATIVA E O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP): REFLEXÕES SOBRE A ROTINA ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97192
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3369
    "inscrito_id" => 3002
    "titulo" => "A PRÁTICA EDUCATIVA E O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP): REFLEXÕES SOBRE A ROTINA ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS"
    "resumo" => "O presente artigo visa relatar as vivências em sala de aula de uma escola campo do Programa Residência Pedagógica (PRP), vinculada ao curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL, Campus III), no município de Palmeira dos Índios-AL. O PRP é um programa que integra a política de formação inicial do governo federal, o qual oportuniza o contato com o cotidiano escolar e aperfeiçoamento da formação inicial de professores da Educação Básica. Neste estudo, buscamos investigar as práticas de alfabetização desenvolvidas no ciclo de alfabetização. Para tanto, objetivamos analisar práticas de alfabetização e letramento que são desenvolvidas no cotidiano de uma turma do 1° ano do Ensino Fundamental. A pesquisa foi do tipo pesquisa-ação, na qual utilizamos como instrumento, observações semiestruturadas em março de 2023, totalizando quatro observações na sala de aula. Os resultados apontam para a existência de disparidades entre os níveis de desenvolvimento nos processos de aprendizagem. Evidenciamos, ainda, na turma, estudantes em diferentes níveis de alfabetização. E, especificamente, a necessidade de práticas mais situadas no processo de alfabetização e letramento em uma perspectiva construtivista e lúdica. Tendo em vista que a alfabetização e letramento são dois processos graduais, distintos e contínuos, visto que cada criança progride de acordo com suas habilidades individuais e estímulo oferecidos em sala de aula, espaço onde os professores precisam adaptar abordagens de ensino de acordo com as necessidades individuais das crianças, fornecendo suporte adicional quando necessário e incentivando a prática constante da alfabetização e letramento das crianças."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID3002_TB3369_04102023225211.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEXIA BASTOS GOMES"
    "autor_nome_curto" => "ALEXIA"
    "autor_email" => "alexia@alunos.uneal.edu.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97192
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3369
    "inscrito_id" => 3002
    "titulo" => "A PRÁTICA EDUCATIVA E O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP): REFLEXÕES SOBRE A ROTINA ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS"
    "resumo" => "O presente artigo visa relatar as vivências em sala de aula de uma escola campo do Programa Residência Pedagógica (PRP), vinculada ao curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL, Campus III), no município de Palmeira dos Índios-AL. O PRP é um programa que integra a política de formação inicial do governo federal, o qual oportuniza o contato com o cotidiano escolar e aperfeiçoamento da formação inicial de professores da Educação Básica. Neste estudo, buscamos investigar as práticas de alfabetização desenvolvidas no ciclo de alfabetização. Para tanto, objetivamos analisar práticas de alfabetização e letramento que são desenvolvidas no cotidiano de uma turma do 1° ano do Ensino Fundamental. A pesquisa foi do tipo pesquisa-ação, na qual utilizamos como instrumento, observações semiestruturadas em março de 2023, totalizando quatro observações na sala de aula. Os resultados apontam para a existência de disparidades entre os níveis de desenvolvimento nos processos de aprendizagem. Evidenciamos, ainda, na turma, estudantes em diferentes níveis de alfabetização. E, especificamente, a necessidade de práticas mais situadas no processo de alfabetização e letramento em uma perspectiva construtivista e lúdica. Tendo em vista que a alfabetização e letramento são dois processos graduais, distintos e contínuos, visto que cada criança progride de acordo com suas habilidades individuais e estímulo oferecidos em sala de aula, espaço onde os professores precisam adaptar abordagens de ensino de acordo com as necessidades individuais das crianças, fornecendo suporte adicional quando necessário e incentivando a prática constante da alfabetização e letramento das crianças."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID3002_TB3369_04102023225211.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEXIA BASTOS GOMES"
    "autor_nome_curto" => "ALEXIA"
    "autor_email" => "alexia@alunos.uneal.edu.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente artigo visa relatar as vivências em sala de aula de uma escola campo do Programa Residência Pedagógica (PRP), vinculada ao curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL, Campus III), no município de Palmeira dos Índios-AL. O PRP é um programa que integra a política de formação inicial do governo federal, o qual oportuniza o contato com o cotidiano escolar e aperfeiçoamento da formação inicial de professores da Educação Básica. Neste estudo, buscamos investigar as práticas de alfabetização desenvolvidas no ciclo de alfabetização. Para tanto, objetivamos analisar práticas de alfabetização e letramento que são desenvolvidas no cotidiano de uma turma do 1° ano do Ensino Fundamental. A pesquisa foi do tipo pesquisa-ação, na qual utilizamos como instrumento, observações semiestruturadas em março de 2023, totalizando quatro observações na sala de aula. Os resultados apontam para a existência de disparidades entre os níveis de desenvolvimento nos processos de aprendizagem. Evidenciamos, ainda, na turma, estudantes em diferentes níveis de alfabetização. E, especificamente, a necessidade de práticas mais situadas no processo de alfabetização e letramento em uma perspectiva construtivista e lúdica. Tendo em vista que a alfabetização e letramento são dois processos graduais, distintos e contínuos, visto que cada criança progride de acordo com suas habilidades individuais e estímulo oferecidos em sala de aula, espaço onde os professores precisam adaptar abordagens de ensino de acordo com as necessidades individuais das crianças, fornecendo suporte adicional quando necessário e incentivando a prática constante da alfabetização e letramento das crianças.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.