O presente trabalho tem por objetivo compreender e debater os desafios enfrentados pelos professores de História da rede pública de ensino da cidade de Belém durante o período do Ensino Remoto, instaurado em decorrência da pandemia de COVID-19, a partir dos relatos de memória produzidos em entrevistas de História Oral. A partir dos dados coletados, as conclusões iniciais apontam que segundo seus relatos os docentes não receberam apoio do Estado para capacitação e adaptação ao ensino remoto, aqueles que atuaram simultaneamente na rede privada, contudo, relatam o recebimento de instruções e capacitação. Percebeu-se, também, uma unanimidade entre os professores: o sentimento de privacidade invadida causada pela não divisão de espaços entre casa e trabalho. Além disso, o home office também acarretou no aumento do volume de trabalho, estresse e danos à saúde mental e física desses profissionais, como apontam os entrevistados. O sentimento de incerteza e frustração com o processo de ensino-aprendizagem também foram citados, a preocupação com o estado dos alunos afligia constantemente os docentes, que relatam a percepção de um grande déficit de aprendizagem nos alunos, o que veio a se tornar uma grande dificuldade no período de retorno às aulas presenciais.