OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES DE HISTÓRIA DA REDE DE ENSINO PÚBLICA EM BELÉM DO PARÁ DURANTE O PERÍODO DO ENSINO REMOTO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97213 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3395 "inscrito_id" => 15161 "titulo" => "OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES DE HISTÓRIA DA REDE DE ENSINO PÚBLICA EM BELÉM DO PARÁ DURANTE O PERÍODO DO ENSINO REMOTO" "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo compreender e debater os desafios enfrentados pelos professores de História da rede pública de ensino da cidade de Belém durante o período do Ensino Remoto, instaurado em decorrência da pandemia de COVID-19, a partir dos relatos de memória produzidos em entrevistas de História Oral. A partir dos dados coletados, as conclusões iniciais apontam que segundo seus relatos os docentes não receberam apoio do Estado para capacitação e adaptação ao ensino remoto, aqueles que atuaram simultaneamente na rede privada, contudo, relatam o recebimento de instruções e capacitação. Percebeu-se, também, uma unanimidade entre os professores: o sentimento de privacidade invadida causada pela não divisão de espaços entre casa e trabalho. Além disso, o home office também acarretou no aumento do volume de trabalho, estresse e danos à saúde mental e física desses profissionais, como apontam os entrevistados. O sentimento de incerteza e frustração com o processo de ensino-aprendizagem também foram citados, a preocupação com o estado dos alunos afligia constantemente os docentes, que relatam a percepção de um grande déficit de aprendizagem nos alunos, o que veio a se tornar uma grande dificuldade no período de retorno às aulas presenciais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID15161_TB3395_04102023125658.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IRLEY BLENDA FREITAS MOREIRA" "autor_nome_curto" => "Irley Moreira" "autor_email" => "irley.blenda17@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97213 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3395 "inscrito_id" => 15161 "titulo" => "OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES DE HISTÓRIA DA REDE DE ENSINO PÚBLICA EM BELÉM DO PARÁ DURANTE O PERÍODO DO ENSINO REMOTO" "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo compreender e debater os desafios enfrentados pelos professores de História da rede pública de ensino da cidade de Belém durante o período do Ensino Remoto, instaurado em decorrência da pandemia de COVID-19, a partir dos relatos de memória produzidos em entrevistas de História Oral. A partir dos dados coletados, as conclusões iniciais apontam que segundo seus relatos os docentes não receberam apoio do Estado para capacitação e adaptação ao ensino remoto, aqueles que atuaram simultaneamente na rede privada, contudo, relatam o recebimento de instruções e capacitação. Percebeu-se, também, uma unanimidade entre os professores: o sentimento de privacidade invadida causada pela não divisão de espaços entre casa e trabalho. Além disso, o home office também acarretou no aumento do volume de trabalho, estresse e danos à saúde mental e física desses profissionais, como apontam os entrevistados. O sentimento de incerteza e frustração com o processo de ensino-aprendizagem também foram citados, a preocupação com o estado dos alunos afligia constantemente os docentes, que relatam a percepção de um grande déficit de aprendizagem nos alunos, o que veio a se tornar uma grande dificuldade no período de retorno às aulas presenciais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID15161_TB3395_04102023125658.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IRLEY BLENDA FREITAS MOREIRA" "autor_nome_curto" => "Irley Moreira" "autor_email" => "irley.blenda17@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }