Artigo Anais VIII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

CONSTRUINDO POLIEDROS DE PLATÃO ATRAVÉS DE DOBRADURAS

Palavra-chaves: GEOMETRIA, POLIEDROS, ORIGAME Pôster (PO) Formação de Professores e Educação Matemática (FPM)
"2014-11-28 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9693
    "edicao_id" => 26
    "trabalho_id" => 207
    "inscrito_id" => 1122
    "titulo" => "CONSTRUINDO POLIEDROS DE PLATÃO ATRAVÉS DE DOBRADURAS"
    "resumo" => "A oficina Construindo Poliedros de Platão através de dobraduras surgiu inicialmente por nós discentes bolsista do PIBID, que desenvolvemos um trabalho investigativo nos livros didáticos das escolas publicas, onde estamos inseridos, cujo foco principal foi destacar dos livros estudados uma aplicação da matemática para o tema estudado. A partir disto, foi elaborada uma apostila com diversos temas e aplicações dos quais os poliedros regulares, também chamados de poliedros de Platão, figura entre eles. Esta proposta foi desenvolvida dentro da programação da Semana de Ciência e Tecnologia 2014 do IFCE campus Juazeiro do Norte. Na ocasião foi abordado um pouco do contexto histórico, a teoria matemática relacionada e a culminância com uma oficina onde foram construídos os poliedros usando dobraduras de papéis. O resultado desta experiência confirma a possibilidade de alternativas didáticas que facilitem e envolvam o aluno no processo de ensino-aprendizagem da Matemática."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores e Educação Matemática (FPM)"
    "palavra_chave" => "GEOMETRIA, POLIEDROS, ORIGAME"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_22_10_2014_18_25_57_idinscrito_1122_697495e4038b91edc170c735838fb73b.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:38:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NAYARA BATISTA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "NAYARA BATISTA"
    "autor_email" => "nayarabatistasantos@hotma"
    "autor_ies" => "IFCE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VIII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2014"
    "edicao_logo" => "5e49bf0335510_16022020191531.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b951d427_22072020133845.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9693
    "edicao_id" => 26
    "trabalho_id" => 207
    "inscrito_id" => 1122
    "titulo" => "CONSTRUINDO POLIEDROS DE PLATÃO ATRAVÉS DE DOBRADURAS"
    "resumo" => "A oficina Construindo Poliedros de Platão através de dobraduras surgiu inicialmente por nós discentes bolsista do PIBID, que desenvolvemos um trabalho investigativo nos livros didáticos das escolas publicas, onde estamos inseridos, cujo foco principal foi destacar dos livros estudados uma aplicação da matemática para o tema estudado. A partir disto, foi elaborada uma apostila com diversos temas e aplicações dos quais os poliedros regulares, também chamados de poliedros de Platão, figura entre eles. Esta proposta foi desenvolvida dentro da programação da Semana de Ciência e Tecnologia 2014 do IFCE campus Juazeiro do Norte. Na ocasião foi abordado um pouco do contexto histórico, a teoria matemática relacionada e a culminância com uma oficina onde foram construídos os poliedros usando dobraduras de papéis. O resultado desta experiência confirma a possibilidade de alternativas didáticas que facilitem e envolvam o aluno no processo de ensino-aprendizagem da Matemática."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores e Educação Matemática (FPM)"
    "palavra_chave" => "GEOMETRIA, POLIEDROS, ORIGAME"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_22_10_2014_18_25_57_idinscrito_1122_697495e4038b91edc170c735838fb73b.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:38:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NAYARA BATISTA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "NAYARA BATISTA"
    "autor_email" => "nayarabatistasantos@hotma"
    "autor_ies" => "IFCE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VIII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2014"
    "edicao_logo" => "5e49bf0335510_16022020191531.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b951d427_22072020133845.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2014

Resumo

A oficina Construindo Poliedros de Platão através de dobraduras surgiu inicialmente por nós discentes bolsista do PIBID, que desenvolvemos um trabalho investigativo nos livros didáticos das escolas publicas, onde estamos inseridos, cujo foco principal foi destacar dos livros estudados uma aplicação da matemática para o tema estudado. A partir disto, foi elaborada uma apostila com diversos temas e aplicações dos quais os poliedros regulares, também chamados de poliedros de Platão, figura entre eles. Esta proposta foi desenvolvida dentro da programação da Semana de Ciência e Tecnologia 2014 do IFCE campus Juazeiro do Norte. Na ocasião foi abordado um pouco do contexto histórico, a teoria matemática relacionada e a culminância com uma oficina onde foram construídos os poliedros usando dobraduras de papéis. O resultado desta experiência confirma a possibilidade de alternativas didáticas que facilitem e envolvam o aluno no processo de ensino-aprendizagem da Matemática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.