No contexto da rotina educacional é possível verificar diferentes maneiras de pensar e agir mediante as realidades dos alunos e dos professores no processo de ensino e aprendizagem. Sendo assim, o presente trabalho que é um recorte da dissertação de mestrado, objetiva apresentar uma análise da percepção de professores do Ensino Básico em Baucau/Timor-Leste no que se refere à prática educativa atual, sua relação com o domínio das tecnologias digitais e seus diferentes usos em sala de aula enquanto recursos didático-pedagógicos. Foram entrevistados na condição de sujeitos da pesquisa 10 professores do grupo de trabalho de professores-GTP de Matemática. A coleta de dados foi realizada através da aplicação questionários e da realização de uma entrevista padronizada e semiestruturada, além da observação de aulas de matemática numa escola privada. Concluímos que os docentes necessitam uma formação acadêmica, que possibilitem uma maior abrangência do conhecimento sobre as novas tecnologias e o uso de diferentes recursos didáticos. Ressalta-se que, a escola precisa favorecer espaços adequados para a aprendizagem prática, tais como laboratórios dotados de recursos eletrônicos para potencializar o processo de ensino e aprendizagem da Matemática.