O presente estudo apresenta uma análise da vivência acadêmica dos alunos do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG campus Cuité, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O objetivo é refletir acerca das contribuições do Subprojeto PIBID Matemática na formação dos discentes durante sua participação como bolsista do PIBID. Tal subprojeto tem como missão o aperfeiçoamento da formação dos acadêmicos como futuros profissionais da educação, assim como também auxiliar no ensino e aprendizagem dos alunos do ensino médio das escolas da rede pública através da realização de oficinas, projetos, utilização de materiais concretos, jogos, softwares e contextualização dos conteúdos abordados de modo a proporcionar um ensino-aprendizagem prazeroso e divertido para os alunos. Conclui-se que o PIBID é de suma importância na formação dos discentes, uma vez que os bolsistas trabalham diretamente na escola e convivem com as dificuldades presentes na mesma.