O presente trabalho tem como objetivo fazer um relato das experiências vividas em um projeto de extensão da UFPB e refletir sobre as ações de formação inicial da extensionista, realizadas em duas escolas localizadas no município de Baía da Traição-PB. Foram realizadas oficinas didáticas para o ensino de matemática do 6° ao 9° ano, para estudantes da rede pública do município da Baía da Traição-PB, sobre as quatro operações com números naturais e semelhança de triângulos, nos quais a extensionista levou propostas com foco em trabalhar com jogos e materiais concretos. A fundamentação teórica aprofundou os aspectos das práticas pedagógicas e do Laboratório de Ensino de Matemática, utilizando as contribuições teóricas de Lorenzato (2006), Van de Walle (2009) e Rego e Rego (2004). De maneira geral, os estudantes se mostraram receptivos e acolheram bem a utilização dos recursos didáticos concretos e manipuláveis, com material de apoio ao processo de ensino e aprendizagem de objetos de conhecimento que possuíam mais dificuldades. Observando o desenvolvimento das atividades propostas nas oficinas, enfatiza-se os resultados positivos em relação à aprendizagem das temáticas abordadas nas oficinas didáticas, na compreensão dos conceitos e utilização de diferentes estratégias. Além disso, como professora em formação, a extensionista teve oportunidade de aprender com as experiências vividas em sala de aula, lidando com necessidades e desafios reais, desenvolvendo assim, habilidades pedagógicas.