Com a promulgação da Constituição Federal de 1988 no Brasil, intensificou-se o debate sobre a inclusão de pessoas com deficiência (PCD) na política de educação, aumentando as reivindicações por métodos para democratização do acesso e permanência nas instituições de ensino básico e superior. Frente a essas demandas, a Universidade Estadual da Paraíba-UEPB, institucionalizou em 2017 o Programa de Tutoria Especial como programa de assistência estudantil, a partir de um projeto de extensão iniciado em 2001, se configurando como uma importante ação para a permanência dos estudantes com deficiência na UEPB. Nesse campo, objetivamos apresentar um relato analítico sobre ações desenvolvidas no Projeto, “Formação e educação inclusiva em foco: Diálogos a partir do Programa de Tutoria especial”, implementado no semestre 2023.1. Nossas análises se fundamentam metodologicamente na pesquisa bibliográfica e documental. Apontamos, como aproximações conclusivas, que diante do crescente número de matrículas de estudantes PCD e necessidades educacionais específicas, potencializado pela política de cotas, faz-se necessário a criação de medidas que estimulem a inclusão na instituição, bem como, avaliar, fortalecer e adequar as já existentes. O projeto, supracitado, construído a partir do Estágio Obrigatório do curso de Serviço Social da UEPB, no setor psicossocial da Pró-Reitoria Estudantil-PROEST da mesma universidade, contribuiu para o fortalecimento das ações de permanência para os estudantes com deficiência que integram o Programa de Tutoria Especial.