A complexidade em lecionar a matéria de Química é uma realidade para os professores de escola pública, principalmente quando se fala de relacionar o conteúdo teórico com prático. Dentre os motivo para essa problemática, se tem a falta de estrutura para essa correlação, como por exemplo laboratórios bem equipados e tempo para que o professor possa elaborar tarefas mais práticas. Sabe- se que nas disciplinas de exatas, é de fundamental importância utilizar métodos pedagógicos nos quais haja complemento prático para um bom desenvolvimento de conhecimento do aluno. Esse trabalho tem como objetivo abordar práticas e ferramentas nas quais os docentes possam desenvolver com os alunos como meio alternativo e facilitador de conhecimento. Por meio dessa realidade, foi proposto ao professor de escola pública do ensino médio realizarem atividades práticas por com ferramentas encontradas em casa, para assim, fazer com que o aluno tenha mais curiosidade pela matéria. Mediante isso, uma das atividades que será desenvolvida em sala de aula, será a de identificar tampinhas de garrafa pet como se fosse átomos, onde os átomos serão diferenciados de acordo com a cor das tampinhas, podendo assim formar e representar moléculas. A pesquisa terá caráter qualitativo e será realizada no Centro de Ensino Nascimento de Morais, para avaliar o impacto na aprendizagem e assimilação do conteúdo ministrado com as novas práticas.