Com o surgimento de dificuldades dos discentes conectarem os conteúdos relacionados à Ciências Exatas e da Natureza às suas experiências, há a necessidade de desenvolver novas práticas pedagógicas que ambicionam à melhoria do processo ensino-aprendizagem. Nesse contexto, os estudos de caso, variante do método Aprendizagem Baseada no Problema, manifestam-se como uma metodologia ativa, que se utiliza de fatos ou de temas correntes na contemporaneidade, que têm um problema a ser solucionado, permitindo ao aluno relacionar conceitos químicos com cotidiano, ajudar no desenvolvimento de pensamento crítico e na tomada de decisões. Diante do exposto, este trabalho tem o objetivo de explicitar a aplicação do estudo de caso no ensino de gases, na Escola Cidadã Integral Cassiano Ribeiro Coutinho, situada na cidade de Sapé - PB, para aproximadamente 50 alunos, desenvolvido em 5 aulas, do 2º ano do Ensino Médio, produzido a partir da notícia de que houve uma suposta utilização de armas químicas partindo da Rússia contra a Ucrânia. Assim, os alunos se colocam como peritos químicos, para desvendar, a partir dos indícios apresentados na narrativa, qual o suposto gás foi utilizado no conflito geopolítico entre Rússia e Ucrânia. Como forma de avaliação, os alunos elaboraram um laudo pericial, descrevendo todas as propriedades físico-químicas e o emprego tático e fisiológico desse gás. Na sequência, realizou-se um júri químico, em que os alunos foram postos a acusar ou defender a Rússia, exercendo as funções de advogados e de testemunhas, e o aplicador do caso, a personificação do juiz. Os laudos apresentados expuseram uma apreciável compreensão do conteúdo, como as propriedades organolépticas, toxicidades e outras propriedades termodinâmicas, além de um relevante poder de persuasão durante o júri, evidenciando que o ensino contextualizado promove a aproximação dos conteúdos curriculares à realidade do aluno, fornecendo significado social na disciplina ministrada.