A inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), nas escolas regulares vem aumentando de forma expressiva nos últimos anos, demandando estudos sobre sua causa, diagnóstico, características e processos de aprendizagem. Ao longo do tempo, seu conceito foi se modificando e a definição atual, aponta a presença de três níveis de suporte, identificados com base na necessidade de apoio e intervenção em seu comprometimento, na interação social, comunicação e comportamentos restritos /repetitivos. Nesse panorama, este estudo objetiva apresentar o conceito do TEA, refletindo a respeito de suas implicações no desenvolvimento de sua aprendizagem no contexto do ensino regular. Metodologicamente, a pesquisa foi realizada a partir da abordagem qualitativa e teve como base a pesquisa bibliográfica, neste sentido, encontra-se fundamentada teoricamente a partir das contribuições dos seguintes autores: Cunha (2022); Gonring (2020); Santos; Gonçalves (2021), Silva; Asfora (2015) dentre outros. Com o estudo, evidenciamos que as terminologias e as classificações do TEA, mudaram conforme as pesquisas avançaram e que a compreensão deste diagnóstico colabora no enfrentamento dos desafios no ambiente escolar, ampliando à possibilidade das escolas oferecerem respostas adequadas às necessidades deste público, frente à identificação das características inerentes a sua necessidade específica, revelando caminhos para prática docente alinhada ao processo de Inclusão Educacional.