Nos últimos tempos o setor de energia elétrica tem passado por mudanças, devido ao surgimento da geração distribuída (geração próxima ao consumidor), veículos elétricos, armazenamento de energia, dentre outros. Além disso, acrescenta-se ainda os sistemas tradicionais, como por exemplo, de extensas linhas de transmissão, em especial em país com grande extensão como o Brasil. Considerando toda a complexidade dos sistemas de energia elétrica, torna-se importante estudos e análises computacionais e, se possível, em bancadas experimentais a fim de manter a rede em bom estado de funcionamento, e no meio acadêmico, tanto no ensino como na pesquisa, pode-se trabalhar nas análises visando o desenvolvimento técnico e das soft skills (habilidades interpessoais) dos estudantes. Estudos apontam um aumento considerável do ingresso de Pessoas com Deficiência (PcD) no ensino superior, o que corrobora para que se busque ações que visem permitir a inclusão destes estudantes no ensino e na pesquisa. Neste sentido, buscando desenvolver os conceitos técnicos e pessoais à uma estudante de Engenharia Elétrica, que se encontra no Transtorno do Espectro Autista (TEA), nível de suporte 1, este trabalho apresenta uma ação que busca envolver ferramentas computacionais e experimentais para a inclusão da aluna na pesquisa, para que ela possa desenvolver suas habilidades técnicas e pessoais, sobretudo no início do curso. Através de um software e de uma bancada experimental de uma linha de transmissão de energia elétrica, a estudante tem desenvolvido seus conhecimentos técnicos estudados em disciplinas do curso. Relacionando conceitos teóricos e práticos busca-se sobretudo incluir a estudante no meio acadêmico, porém, ressalta-se que ações integradas como essa com outros setores da instituição são necessárias para que haja a inclusão efetiva destes estudantes.