TERRITÓRIO DAS CRIANÇAS: POTENCIALIZANDO A PESQUISA E A EXPERIÊNCIA EDUCATIVA NO CHÃO DA ESCOLA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98639 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5260 "inscrito_id" => 13617 "titulo" => "TERRITÓRIO DAS CRIANÇAS: POTENCIALIZANDO A PESQUISA E A EXPERIÊNCIA EDUCATIVA NO CHÃO DA ESCOLA DA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O texto visa descrever sobre as ações do projeto Território das Crianças que proporcionaram a aproximação da teoria estudada pelos estudantes do curso de Pedagogia com a experiência educativa no chão da escola de Educação Infantil, mais especificamente, das creches conveniadas dos municípios de Embu das Artes, no estado de São Paulo. A escolha dessas instituições se deu porque, historicamente, as creches conveniadas diferem das municipais pela notável desvalorização profissional, baixos salários e acompanhamento formativo deficitário. Nessa pesquisa de campo e qualitativa, as ações objetivaram oferecer aos graduandos da Pedagogia a oportunidade de conhecer outras realidades sociais, aprimorar o espírito científico, crítico, instigar a criatividade e as habilidades socioemocionais, transformando a lógica da reprodução em lógica da criação de conhecimentos. Nesse sentido, foram realizados pelos graduandos cursos e oficinas com temáticas atuais e alinhadas às especificidades da formação docente para a faixa etária das creches de 0 a 3 anos. Os cursos e oficinas foram divididos em 9 encontros com duração de 3 horas cada um e oferecidos a mais de quatrocentos educadores das creches conveniadas de Embu das Artes, com a devida certificação. Essa pesquisa e ação envolvendo as creches foram essenciais à comunidade escolar atendida e resultaram na garantia da experiência educativa aos alunos da Pedagogia e na formação dos professores das creches conveniadas, desvelando educação e cuidado às crianças como sujeitos de direitos e às suas infâncias nos espaços escolares, assim como, promovendo a visibilidade da Educação Infantil e da especificidade docente para essa faixa etária, historicamente confundida pelos leigos, de forma equivocada, como pajens ou babás. Essa é uma discussão que deve continuar para que a formação continuada ganhe espaço a fim de que a Educação Infantil com seus educadores compreendam as reais necessidades e potencialidades das mais belas flores do jardim da vida: as crianças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13617_TB5260_20112023100641.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÉBORA DA SILVA CARDOSO DÉBORA CARDOSO" "autor_nome_curto" => "DÉBORA CARDOSO" "autor_email" => "debcardsilva@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98639 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5260 "inscrito_id" => 13617 "titulo" => "TERRITÓRIO DAS CRIANÇAS: POTENCIALIZANDO A PESQUISA E A EXPERIÊNCIA EDUCATIVA NO CHÃO DA ESCOLA DA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O texto visa descrever sobre as ações do projeto Território das Crianças que proporcionaram a aproximação da teoria estudada pelos estudantes do curso de Pedagogia com a experiência educativa no chão da escola de Educação Infantil, mais especificamente, das creches conveniadas dos municípios de Embu das Artes, no estado de São Paulo. A escolha dessas instituições se deu porque, historicamente, as creches conveniadas diferem das municipais pela notável desvalorização profissional, baixos salários e acompanhamento formativo deficitário. Nessa pesquisa de campo e qualitativa, as ações objetivaram oferecer aos graduandos da Pedagogia a oportunidade de conhecer outras realidades sociais, aprimorar o espírito científico, crítico, instigar a criatividade e as habilidades socioemocionais, transformando a lógica da reprodução em lógica da criação de conhecimentos. Nesse sentido, foram realizados pelos graduandos cursos e oficinas com temáticas atuais e alinhadas às especificidades da formação docente para a faixa etária das creches de 0 a 3 anos. Os cursos e oficinas foram divididos em 9 encontros com duração de 3 horas cada um e oferecidos a mais de quatrocentos educadores das creches conveniadas de Embu das Artes, com a devida certificação. Essa pesquisa e ação envolvendo as creches foram essenciais à comunidade escolar atendida e resultaram na garantia da experiência educativa aos alunos da Pedagogia e na formação dos professores das creches conveniadas, desvelando educação e cuidado às crianças como sujeitos de direitos e às suas infâncias nos espaços escolares, assim como, promovendo a visibilidade da Educação Infantil e da especificidade docente para essa faixa etária, historicamente confundida pelos leigos, de forma equivocada, como pajens ou babás. Essa é uma discussão que deve continuar para que a formação continuada ganhe espaço a fim de que a Educação Infantil com seus educadores compreendam as reais necessidades e potencialidades das mais belas flores do jardim da vida: as crianças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13617_TB5260_20112023100641.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÉBORA DA SILVA CARDOSO DÉBORA CARDOSO" "autor_nome_curto" => "DÉBORA CARDOSO" "autor_email" => "debcardsilva@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }