O texto visa descrever sobre as ações do projeto Território das Crianças que proporcionaram a aproximação da teoria estudada pelos estudantes do curso de Pedagogia com a experiência educativa no chão da escola de Educação Infantil, mais especificamente, das creches conveniadas dos municípios de Embu das Artes, no estado de São Paulo. A escolha dessas instituições se deu porque, historicamente, as creches conveniadas diferem das municipais pela notável desvalorização profissional, baixos salários e acompanhamento formativo deficitário. Nessa pesquisa de campo e qualitativa, as ações objetivaram oferecer aos graduandos da Pedagogia a oportunidade de conhecer outras realidades sociais, aprimorar o espírito científico, crítico, instigar a criatividade e as habilidades socioemocionais, transformando a lógica da reprodução em lógica da criação de conhecimentos. Nesse sentido, foram realizados pelos graduandos cursos e oficinas com temáticas atuais e alinhadas às especificidades da formação docente para a faixa etária das creches de 0 a 3 anos. Os cursos e oficinas foram divididos em 9 encontros com duração de 3 horas cada um e oferecidos a mais de quatrocentos educadores das creches conveniadas de Embu das Artes, com a devida certificação. Essa pesquisa e ação envolvendo as creches foram essenciais à comunidade escolar atendida e resultaram na garantia da experiência educativa aos alunos da Pedagogia e na formação dos professores das creches conveniadas, desvelando educação e cuidado às crianças como sujeitos de direitos e às suas infâncias nos espaços escolares, assim como, promovendo a visibilidade da Educação Infantil e da especificidade docente para essa faixa etária, historicamente confundida pelos leigos, de forma equivocada, como pajens ou babás. Essa é uma discussão que deve continuar para que a formação continuada ganhe espaço a fim de que a Educação Infantil com seus educadores compreendam as reais necessidades e potencialidades das mais belas flores do jardim da vida: as crianças.