Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRIMEIROS SOCORROS NA ESCOLA: ATITUDES QUE SALVAM VIDAS.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99202
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5995
    "inscrito_id" => 21230
    "titulo" => "PRIMEIROS SOCORROS NA ESCOLA: ATITUDES QUE SALVAM VIDAS."
    "resumo" => "Os primeiros socorros são a prestação imediata de assistência a uma pessoa ferida ou doente até a chegada de socorro especializado, cujo objetivo é preservar a vida, prevenir complicações e promover a recuperação. O conhecimento dos primeiros socorros pode ser útil em uma ampla variedade de situações, desde pequenas lesões até emergências mais graves, como paradas cardíaca. Assim nas escolas, é extremamente importante a capacitação dos alunos em lidar com emergências e ajudar a salvar vidas. Introduzir primeiros socorros na Disciplina Eletiva foi uma excelente maneira de melhorar o currículo dos alunos, os quais adquiriram conhecimentos e habilidades essenciais desde a identificação de emergências e os procedimentos adequados para cada situação, incluindo técnicas de reanimação cardíaca, tratamento de feridas e sangramento, atendimento a vítimas de engasgo, entre outros. Ao ministrar as aulas teóricas sobre primeiros socorros, percebe-se a importância de introduzir aos discentes conhecimentos essenciais sobre os princípios e conceitos básicos relacionados aos primeiros socorros, e ainda potencializar os fundamentos teóricos dos primeiros socorros, bem como a sua essencialidade para obter a capacidade de prevenção, visando conceitos de sobrevivência, dos sinais vitais, da avaliação primária e secundária, entre outros, explicando assim, a importância de agir rapidamente em uma situação de emergência. Além disso, adotou-se uma metodologia prática e participativa, permitindo que os alunos obtivessem uma compreensão mais profunda dos conceitos e desenvolvessem habilidades efetivas. Dentre as estratégias e as abordagens, utilizou-se a Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual foram apresentados aos alunos cenários de emergência e desafios reais para que pudessem aplicar os conhecimentos e habilidades adquiridas em atividades em grupos e individualmente para resolver problemas, tomando decisões rápidas e corretas. As aulas de primeiros socorros, portanto, foram extremamente valiosas, pois o impacto significativo dos conhecimentos e habilidades adquiridos tornaram os alunos aptos a lidar com situações de emergência."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID21230_TB5995_04102023083557.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ANDRÉA AMORIM"
    "autor_nome_curto" => "Maria Andréa An"
    "autor_email" => "andreaamorimjp@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99202
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5995
    "inscrito_id" => 21230
    "titulo" => "PRIMEIROS SOCORROS NA ESCOLA: ATITUDES QUE SALVAM VIDAS."
    "resumo" => "Os primeiros socorros são a prestação imediata de assistência a uma pessoa ferida ou doente até a chegada de socorro especializado, cujo objetivo é preservar a vida, prevenir complicações e promover a recuperação. O conhecimento dos primeiros socorros pode ser útil em uma ampla variedade de situações, desde pequenas lesões até emergências mais graves, como paradas cardíaca. Assim nas escolas, é extremamente importante a capacitação dos alunos em lidar com emergências e ajudar a salvar vidas. Introduzir primeiros socorros na Disciplina Eletiva foi uma excelente maneira de melhorar o currículo dos alunos, os quais adquiriram conhecimentos e habilidades essenciais desde a identificação de emergências e os procedimentos adequados para cada situação, incluindo técnicas de reanimação cardíaca, tratamento de feridas e sangramento, atendimento a vítimas de engasgo, entre outros. Ao ministrar as aulas teóricas sobre primeiros socorros, percebe-se a importância de introduzir aos discentes conhecimentos essenciais sobre os princípios e conceitos básicos relacionados aos primeiros socorros, e ainda potencializar os fundamentos teóricos dos primeiros socorros, bem como a sua essencialidade para obter a capacidade de prevenção, visando conceitos de sobrevivência, dos sinais vitais, da avaliação primária e secundária, entre outros, explicando assim, a importância de agir rapidamente em uma situação de emergência. Além disso, adotou-se uma metodologia prática e participativa, permitindo que os alunos obtivessem uma compreensão mais profunda dos conceitos e desenvolvessem habilidades efetivas. Dentre as estratégias e as abordagens, utilizou-se a Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual foram apresentados aos alunos cenários de emergência e desafios reais para que pudessem aplicar os conhecimentos e habilidades adquiridas em atividades em grupos e individualmente para resolver problemas, tomando decisões rápidas e corretas. As aulas de primeiros socorros, portanto, foram extremamente valiosas, pois o impacto significativo dos conhecimentos e habilidades adquiridos tornaram os alunos aptos a lidar com situações de emergência."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID21230_TB5995_04102023083557.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ANDRÉA AMORIM"
    "autor_nome_curto" => "Maria Andréa An"
    "autor_email" => "andreaamorimjp@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Os primeiros socorros são a prestação imediata de assistência a uma pessoa ferida ou doente até a chegada de socorro especializado, cujo objetivo é preservar a vida, prevenir complicações e promover a recuperação. O conhecimento dos primeiros socorros pode ser útil em uma ampla variedade de situações, desde pequenas lesões até emergências mais graves, como paradas cardíaca. Assim nas escolas, é extremamente importante a capacitação dos alunos em lidar com emergências e ajudar a salvar vidas. Introduzir primeiros socorros na Disciplina Eletiva foi uma excelente maneira de melhorar o currículo dos alunos, os quais adquiriram conhecimentos e habilidades essenciais desde a identificação de emergências e os procedimentos adequados para cada situação, incluindo técnicas de reanimação cardíaca, tratamento de feridas e sangramento, atendimento a vítimas de engasgo, entre outros. Ao ministrar as aulas teóricas sobre primeiros socorros, percebe-se a importância de introduzir aos discentes conhecimentos essenciais sobre os princípios e conceitos básicos relacionados aos primeiros socorros, e ainda potencializar os fundamentos teóricos dos primeiros socorros, bem como a sua essencialidade para obter a capacidade de prevenção, visando conceitos de sobrevivência, dos sinais vitais, da avaliação primária e secundária, entre outros, explicando assim, a importância de agir rapidamente em uma situação de emergência. Além disso, adotou-se uma metodologia prática e participativa, permitindo que os alunos obtivessem uma compreensão mais profunda dos conceitos e desenvolvessem habilidades efetivas. Dentre as estratégias e as abordagens, utilizou-se a Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual foram apresentados aos alunos cenários de emergência e desafios reais para que pudessem aplicar os conhecimentos e habilidades adquiridas em atividades em grupos e individualmente para resolver problemas, tomando decisões rápidas e corretas. As aulas de primeiros socorros, portanto, foram extremamente valiosas, pois o impacto significativo dos conhecimentos e habilidades adquiridos tornaram os alunos aptos a lidar com situações de emergência.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.