PRIMEIROS SOCORROS NA ESCOLA: ATITUDES QUE SALVAM VIDAS.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99202 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5995 "inscrito_id" => 21230 "titulo" => "PRIMEIROS SOCORROS NA ESCOLA: ATITUDES QUE SALVAM VIDAS." "resumo" => "Os primeiros socorros são a prestação imediata de assistência a uma pessoa ferida ou doente até a chegada de socorro especializado, cujo objetivo é preservar a vida, prevenir complicações e promover a recuperação. O conhecimento dos primeiros socorros pode ser útil em uma ampla variedade de situações, desde pequenas lesões até emergências mais graves, como paradas cardíaca. Assim nas escolas, é extremamente importante a capacitação dos alunos em lidar com emergências e ajudar a salvar vidas. Introduzir primeiros socorros na Disciplina Eletiva foi uma excelente maneira de melhorar o currículo dos alunos, os quais adquiriram conhecimentos e habilidades essenciais desde a identificação de emergências e os procedimentos adequados para cada situação, incluindo técnicas de reanimação cardíaca, tratamento de feridas e sangramento, atendimento a vítimas de engasgo, entre outros. Ao ministrar as aulas teóricas sobre primeiros socorros, percebe-se a importância de introduzir aos discentes conhecimentos essenciais sobre os princípios e conceitos básicos relacionados aos primeiros socorros, e ainda potencializar os fundamentos teóricos dos primeiros socorros, bem como a sua essencialidade para obter a capacidade de prevenção, visando conceitos de sobrevivência, dos sinais vitais, da avaliação primária e secundária, entre outros, explicando assim, a importância de agir rapidamente em uma situação de emergência. Além disso, adotou-se uma metodologia prática e participativa, permitindo que os alunos obtivessem uma compreensão mais profunda dos conceitos e desenvolvessem habilidades efetivas. Dentre as estratégias e as abordagens, utilizou-se a Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual foram apresentados aos alunos cenários de emergência e desafios reais para que pudessem aplicar os conhecimentos e habilidades adquiridas em atividades em grupos e individualmente para resolver problemas, tomando decisões rápidas e corretas. As aulas de primeiros socorros, portanto, foram extremamente valiosas, pois o impacto significativo dos conhecimentos e habilidades adquiridos tornaram os alunos aptos a lidar com situações de emergência." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID21230_TB5995_04102023083557.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ANDRÉA AMORIM" "autor_nome_curto" => "Maria Andréa An" "autor_email" => "andreaamorimjp@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99202 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5995 "inscrito_id" => 21230 "titulo" => "PRIMEIROS SOCORROS NA ESCOLA: ATITUDES QUE SALVAM VIDAS." "resumo" => "Os primeiros socorros são a prestação imediata de assistência a uma pessoa ferida ou doente até a chegada de socorro especializado, cujo objetivo é preservar a vida, prevenir complicações e promover a recuperação. O conhecimento dos primeiros socorros pode ser útil em uma ampla variedade de situações, desde pequenas lesões até emergências mais graves, como paradas cardíaca. Assim nas escolas, é extremamente importante a capacitação dos alunos em lidar com emergências e ajudar a salvar vidas. Introduzir primeiros socorros na Disciplina Eletiva foi uma excelente maneira de melhorar o currículo dos alunos, os quais adquiriram conhecimentos e habilidades essenciais desde a identificação de emergências e os procedimentos adequados para cada situação, incluindo técnicas de reanimação cardíaca, tratamento de feridas e sangramento, atendimento a vítimas de engasgo, entre outros. Ao ministrar as aulas teóricas sobre primeiros socorros, percebe-se a importância de introduzir aos discentes conhecimentos essenciais sobre os princípios e conceitos básicos relacionados aos primeiros socorros, e ainda potencializar os fundamentos teóricos dos primeiros socorros, bem como a sua essencialidade para obter a capacidade de prevenção, visando conceitos de sobrevivência, dos sinais vitais, da avaliação primária e secundária, entre outros, explicando assim, a importância de agir rapidamente em uma situação de emergência. Além disso, adotou-se uma metodologia prática e participativa, permitindo que os alunos obtivessem uma compreensão mais profunda dos conceitos e desenvolvessem habilidades efetivas. Dentre as estratégias e as abordagens, utilizou-se a Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual foram apresentados aos alunos cenários de emergência e desafios reais para que pudessem aplicar os conhecimentos e habilidades adquiridas em atividades em grupos e individualmente para resolver problemas, tomando decisões rápidas e corretas. As aulas de primeiros socorros, portanto, foram extremamente valiosas, pois o impacto significativo dos conhecimentos e habilidades adquiridos tornaram os alunos aptos a lidar com situações de emergência." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID21230_TB5995_04102023083557.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ANDRÉA AMORIM" "autor_nome_curto" => "Maria Andréa An" "autor_email" => "andreaamorimjp@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }