A presente pesquisa do tipo estado da questão tem como objetivo investigar o estado atual de estudos abordando a temática da formação de professores para o ensino técnico tecnológico. A partir dos descritores: Formação de professores; Formação de professores educação superior; Formação dos profissionais da educação e profissionalização docente. Executamos buscas no periódico da Capes e em outras bases de dados no intervalo de 2008 a 2021 tentando encontrar produções que enfocam o nosso objeto de estudo arriscando abranger as categorias estudadas e o que estes estudos comprovam. Averiguando se no âmbito acadêmico os estudos tratam de questões que permeiam as formações superiores do ensino tecnológico, tais como: as concepções de educação dos sujeitos pesquisados, os saberes e fazeres docentes e as políticas públicas. Utilizamos como aporte teórico metodológico Nóbrega-Therrien e Therrien (2004). Os achados demonstram a importância de mais pesquisas na área evidenciado o silenciamento cientifico e também a complexidade que envolve os processos de formação docente principalmente para o público em destaque ao mesmo tempo estabelecendo proposições para avanços e ideias para novos estudos. Nesse Estado da Questão se revela a inexistência de políticas publicas eficazes para responder essa demanda, principalmente no que se refere aos aspectos pedagógicos. Os estudos comprovam que as formações que estão sendo oportunizadas precisam ser reestruturadas