Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: ESTADO DA QUESTÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96854
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2918
    "inscrito_id" => 10295
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: ESTADO DA QUESTÃO"
    "resumo" => "A presente pesquisa do tipo estado da questão tem como objetivo investigar o estado atual de estudos abordando a temática da formação de professores para o ensino técnico tecnológico. A partir dos descritores: Formação de professores; Formação de professores educação superior; Formação dos profissionais da educação e profissionalização docente. Executamos buscas no periódico da Capes e em outras bases de dados no intervalo de 2008 a 2021 tentando encontrar produções que enfocam o nosso objeto de estudo arriscando abranger as categorias estudadas e o que estes estudos comprovam. Averiguando se no âmbito acadêmico os estudos tratam de questões que permeiam as formações superiores do ensino tecnológico, tais como: as concepções de educação dos sujeitos pesquisados, os saberes e fazeres docentes e as políticas públicas. Utilizamos como aporte teórico metodológico Nóbrega-Therrien e Therrien (2004). Os achados demonstram a importância de mais pesquisas na área evidenciado o silenciamento cientifico e também a complexidade que envolve os processos de formação docente principalmente para o público em destaque ao mesmo tempo estabelecendo proposições para avanços e ideias para novos estudos. Nesse Estado da Questão se revela a inexistência de políticas publicas eficazes para responder essa demanda, principalmente no que se refere aos aspectos pedagógicos. Os estudos comprovam que as formações que estão sendo oportunizadas precisam ser reestruturadas"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10295_TB2918_14112023152157.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DASDORES DE SOUZA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MARIA DASDORES"
    "autor_email" => "maria.dasdores@ifsertao-p"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96854
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2918
    "inscrito_id" => 10295
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: ESTADO DA QUESTÃO"
    "resumo" => "A presente pesquisa do tipo estado da questão tem como objetivo investigar o estado atual de estudos abordando a temática da formação de professores para o ensino técnico tecnológico. A partir dos descritores: Formação de professores; Formação de professores educação superior; Formação dos profissionais da educação e profissionalização docente. Executamos buscas no periódico da Capes e em outras bases de dados no intervalo de 2008 a 2021 tentando encontrar produções que enfocam o nosso objeto de estudo arriscando abranger as categorias estudadas e o que estes estudos comprovam. Averiguando se no âmbito acadêmico os estudos tratam de questões que permeiam as formações superiores do ensino tecnológico, tais como: as concepções de educação dos sujeitos pesquisados, os saberes e fazeres docentes e as políticas públicas. Utilizamos como aporte teórico metodológico Nóbrega-Therrien e Therrien (2004). Os achados demonstram a importância de mais pesquisas na área evidenciado o silenciamento cientifico e também a complexidade que envolve os processos de formação docente principalmente para o público em destaque ao mesmo tempo estabelecendo proposições para avanços e ideias para novos estudos. Nesse Estado da Questão se revela a inexistência de políticas publicas eficazes para responder essa demanda, principalmente no que se refere aos aspectos pedagógicos. Os estudos comprovam que as formações que estão sendo oportunizadas precisam ser reestruturadas"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10295_TB2918_14112023152157.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DASDORES DE SOUZA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MARIA DASDORES"
    "autor_email" => "maria.dasdores@ifsertao-p"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A presente pesquisa do tipo estado da questão tem como objetivo investigar o estado atual de estudos abordando a temática da formação de professores para o ensino técnico tecnológico. A partir dos descritores: Formação de professores; Formação de professores educação superior; Formação dos profissionais da educação e profissionalização docente. Executamos buscas no periódico da Capes e em outras bases de dados no intervalo de 2008 a 2021 tentando encontrar produções que enfocam o nosso objeto de estudo arriscando abranger as categorias estudadas e o que estes estudos comprovam. Averiguando se no âmbito acadêmico os estudos tratam de questões que permeiam as formações superiores do ensino tecnológico, tais como: as concepções de educação dos sujeitos pesquisados, os saberes e fazeres docentes e as políticas públicas. Utilizamos como aporte teórico metodológico Nóbrega-Therrien e Therrien (2004). Os achados demonstram a importância de mais pesquisas na área evidenciado o silenciamento cientifico e também a complexidade que envolve os processos de formação docente principalmente para o público em destaque ao mesmo tempo estabelecendo proposições para avanços e ideias para novos estudos. Nesse Estado da Questão se revela a inexistência de políticas publicas eficazes para responder essa demanda, principalmente no que se refere aos aspectos pedagógicos. Os estudos comprovam que as formações que estão sendo oportunizadas precisam ser reestruturadas

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.