Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O TRABALHO COM A LITERATURA INFANTOJUVENIL EM CRIANÇAS JÁ ALFABETIZADAS: PERSPECTIVAS TEÓRICAS

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A leitura é um processo complexo e faz parte da formação dos indivíduos. Contudo, muitas crianças, após a alfabetização, permanecem com dificuldades nessa habilidade devido a falta de estímulo escolar ou familiar. Sendo assim, o objetivo deste estudo é apresentar reflexões acerca do uso da literatura infantojuvenil em crianças ou jovens já alfabetizados. E como objetivos específicos, apontar a fundamentação teórica que permeia a compreensão da literatura infantojuvenil para o aperfeiçoamento da habilidade de leitura nas crianças e propor uma sequência didática baseada na sequência básica proposta por Cosson (2018) utilizando a obra “História Meio ao Contrário" de Ana Maria Machado. Nesse sentido, entende-se a relevância de estudos nessa área para que as crianças se tornem leitores proficientes e críticos, ademais, para que os professores pensem em práticas voltadas ao ensino da língua de modo a incluir os textos literários. A metodologia utilizada neste trabalho caracteriza-se como um estudo descritivo do tipo Estudo de Caso sobre uma escola da rede pública de ensino na cidade de Belém, no estado do Pará, através da observação de duas turmas de ensino fundamental. Os dados foram analisados por meio de uma abordagem qualitativa utilizando-se o método dedutivo. Por fim, ao final do estudo entendeu-se que a literatura infantojuvenil pode ser um recurso pedagógico que possibilita à criança aprimorar a habilidade de leitura impulsionando o seu senso crítico.

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