O estudo em questão foi elaborado a partir de uma experiência, realizada em uma escola pública na Paraíba. O principal objetivo foi a utilização de músicas previamente selecionadas para colaborar com a aprendizagem dos alunos do último período do ensino básico, que pretenderam realizar o Exame Nacional do Ensino Médio. Neste sentido com o auxílio das músicas os estudantes que participaram das aulas da disciplina de Eletiva, tiveram a oportunidade de revisarem e fixarem o conteúdo de História para o ENEM. Sabemos que o trabalho com a música é uma metodologia eficaz no processo de ensino e aprendizagem, o conhecimento adquirido durante as aulas aconteceu de forma dinâmica e agradável. Um outro objetivo foi contribuir com os discentes no processo de desenvolvimento da habilidade do autodidatismo e do protagonismo, cada vez que, selecionaram listas de músicas que trazem na letra o conteúdo que necessitaram revisar e/ou aprender para a realização da avaliação, e ao mesmo tempo despertar a capacidade de estudar de forma autônoma, consciente de que precisa administrar o seu processo de aquisição do conhecimento. Esta pesquisa trata-se de um estudo de cunho qualitativo e conta com o relato de parte dos alunos que participaram das aulas. O aporte teórico para fundamentar este estudo foram: Napolitano (2002) para entendermos sobre a contribuição da música nos processos históricos. Stone et al (2022) para compreendermos a importância da música como metodologia para o ensino de história.