Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE HISTÓRIA E MÚSICA: COMPOSIÇÕES MUSICAIS COMO CONTRIBUIÇÃO PARA REVISÃO E FIXAÇÃO DOS CONTEÚDOS PARA O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO – ENEM.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96890
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2966
    "inscrito_id" => 9434
    "titulo" => "ENSINO DE HISTÓRIA E MÚSICA: COMPOSIÇÕES MUSICAIS COMO CONTRIBUIÇÃO PARA REVISÃO E FIXAÇÃO DOS CONTEÚDOS PARA O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO – ENEM."
    "resumo" => "O estudo em questão foi elaborado a partir de uma experiência, realizada em uma escola pública na Paraíba. O principal objetivo foi a utilização de músicas previamente selecionadas para colaborar com a aprendizagem dos alunos do último período do ensino básico, que pretenderam realizar o Exame Nacional do Ensino Médio. Neste sentido com o auxílio das músicas os estudantes que participaram das aulas da disciplina de Eletiva, tiveram a oportunidade de revisarem e fixarem o conteúdo de História para o ENEM. Sabemos que o trabalho com a música é uma metodologia eficaz no processo de ensino e aprendizagem, o conhecimento adquirido durante as aulas aconteceu de forma dinâmica e agradável. Um outro objetivo foi contribuir com os discentes no processo de desenvolvimento da habilidade do autodidatismo e do protagonismo, cada vez que, selecionaram listas de músicas que trazem na letra o conteúdo que necessitaram revisar e/ou aprender para a realização da avaliação, e ao mesmo tempo despertar a capacidade de estudar de forma autônoma, consciente de que precisa administrar o seu processo de aquisição do conhecimento. Esta pesquisa trata-se de um estudo de cunho qualitativo e conta com o relato de parte dos alunos que participaram das aulas. O aporte teórico para fundamentar este estudo foram: Napolitano (2002) para entendermos sobre a contribuição da música nos processos históricos. Stone et al (2022) para compreendermos a importância da música como metodologia para o ensino de história."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9434_TB2966_20062023064342.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DÊIS MARIA LIMA CUNHA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DÊIS"
    "autor_email" => "deisprofhist.lima@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96890
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2966
    "inscrito_id" => 9434
    "titulo" => "ENSINO DE HISTÓRIA E MÚSICA: COMPOSIÇÕES MUSICAIS COMO CONTRIBUIÇÃO PARA REVISÃO E FIXAÇÃO DOS CONTEÚDOS PARA O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO – ENEM."
    "resumo" => "O estudo em questão foi elaborado a partir de uma experiência, realizada em uma escola pública na Paraíba. O principal objetivo foi a utilização de músicas previamente selecionadas para colaborar com a aprendizagem dos alunos do último período do ensino básico, que pretenderam realizar o Exame Nacional do Ensino Médio. Neste sentido com o auxílio das músicas os estudantes que participaram das aulas da disciplina de Eletiva, tiveram a oportunidade de revisarem e fixarem o conteúdo de História para o ENEM. Sabemos que o trabalho com a música é uma metodologia eficaz no processo de ensino e aprendizagem, o conhecimento adquirido durante as aulas aconteceu de forma dinâmica e agradável. Um outro objetivo foi contribuir com os discentes no processo de desenvolvimento da habilidade do autodidatismo e do protagonismo, cada vez que, selecionaram listas de músicas que trazem na letra o conteúdo que necessitaram revisar e/ou aprender para a realização da avaliação, e ao mesmo tempo despertar a capacidade de estudar de forma autônoma, consciente de que precisa administrar o seu processo de aquisição do conhecimento. Esta pesquisa trata-se de um estudo de cunho qualitativo e conta com o relato de parte dos alunos que participaram das aulas. O aporte teórico para fundamentar este estudo foram: Napolitano (2002) para entendermos sobre a contribuição da música nos processos históricos. Stone et al (2022) para compreendermos a importância da música como metodologia para o ensino de história."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9434_TB2966_20062023064342.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DÊIS MARIA LIMA CUNHA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DÊIS"
    "autor_email" => "deisprofhist.lima@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O estudo em questão foi elaborado a partir de uma experiência, realizada em uma escola pública na Paraíba. O principal objetivo foi a utilização de músicas previamente selecionadas para colaborar com a aprendizagem dos alunos do último período do ensino básico, que pretenderam realizar o Exame Nacional do Ensino Médio. Neste sentido com o auxílio das músicas os estudantes que participaram das aulas da disciplina de Eletiva, tiveram a oportunidade de revisarem e fixarem o conteúdo de História para o ENEM. Sabemos que o trabalho com a música é uma metodologia eficaz no processo de ensino e aprendizagem, o conhecimento adquirido durante as aulas aconteceu de forma dinâmica e agradável. Um outro objetivo foi contribuir com os discentes no processo de desenvolvimento da habilidade do autodidatismo e do protagonismo, cada vez que, selecionaram listas de músicas que trazem na letra o conteúdo que necessitaram revisar e/ou aprender para a realização da avaliação, e ao mesmo tempo despertar a capacidade de estudar de forma autônoma, consciente de que precisa administrar o seu processo de aquisição do conhecimento. Esta pesquisa trata-se de um estudo de cunho qualitativo e conta com o relato de parte dos alunos que participaram das aulas. O aporte teórico para fundamentar este estudo foram: Napolitano (2002) para entendermos sobre a contribuição da música nos processos históricos. Stone et al (2022) para compreendermos a importância da música como metodologia para o ensino de história.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.