NARCISO, Matheus Gutemberg Rufino et al.. Drops de física na educação não formal. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/97981>. Acesso em: 23/12/2024 06:59
O projeto de extensão DROPS de Física tem em sua concepção o objetivo de dar suporte ao ensino formal da Física lançando mão de experimentos e dispositivos para representação dos fenômenos. A ideia de DROPS é a de pequenas unidades de conteúdos de ciências no ensino fundamental ao ensino médio. O projeto atua prioritariamente com atividades experimentais, oferecidas aos professores em serviço através de um cardápio, um portfólio de atividades prontas com roteiros, material e “equipe de trabalho” e ambientes virtuais com atividades do tipo “faça você mesmo” acompanhadas de informações confiáveis a cerca dos temas abordados. A publicação das Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira, a curricularização da extensão universitária, leva o DROPS a uma maior sistematização e a ampliação dos horizontes de atuação. O projeto então avançou para a educação não formal com a criação das ExpoDROPS, mini exposições interativas levadas às escolas envolvendo demonstrações interativas, dinâmicas e lúdicas, dentro de uma programação aberta a toda a comunidade escolar, não apenas professores e seus respectivos estudantes. Educação não formal corresponde a qualquer atividade planejada para atender um público-alvo eclético, organizada fora do sistema ou sequência formal de educação. As exposições procuram oferecer vivências para contribuir com a popularização da ciência e a alfabetização científica nas escolas e comunidades em geral, integrando a essa proposta, alternativas de desenvolvimento e capacitação de acadêmicos da universidade.