Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MIDIAS SOCIAIS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA: OBSERVAÇÕES EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE PACUJÁ – CE

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96843
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2905
    "inscrito_id" => 11165
    "titulo" => "MIDIAS SOCIAIS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA: OBSERVAÇÕES EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE PACUJÁ – CE"
    "resumo" => "O estágio em ensino de biologia configura-se em um importante espaço formativo, momento em que aproxima o discente da realidade da sala de aula. Com o momento pandêmico da Covid19, entre os anos de 2020 e 2021, a sala de aula tonou-se um espaço experimental para as tecnologias digitais, sendo está, a única forma de contato possível. O cenário escolar que passou a exigir intensa dedicação e reflexões por parte de professores e alunos, proporcionou aos licenciandos valiosos elementos e crítica e de construção de sua identidade docente. Objetivou-se através do presente trabalho, compreender as principais implicações didáticas a partir das tecnologias digitais utilizadas pelos professores como as mídias sociais google meet e google sala de aula. Foram observadas aulas do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio na disciplina de biologia da escola de ensino médio Plácido Aderaldo Castelo, no município cearense de Pacujá. Pôde-se observar o compromisso dos alunos para com a disciplina de biologia, sendo perceptível o interesse dos alunos pelos conteúdos trabalhados. As aulas ocorriam via google meet, onde a professora se utilizava-se de slides bem elaborados, mesmo que com traços nítidos de abordagem pedagógica tradicional expositiva, os alunos tinham participação ativa nas discussões. O momento experenciado de imersão através do estágio de observação, tendo em vista a complexidade do cenário, configurou-se num importante espaço de reflexão sobre a prática docente e os desafios inerentes à proposição de uma transposição didática adequada que contribuía com o processo de interação e aprendizagem dos alunos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID11165_TB2905_11052023181011.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO MATEUS ARAÚJO DE ABREU"
    "autor_nome_curto" => "FRANCISCO MATEU"
    "autor_email" => "m-cdus@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96843
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2905
    "inscrito_id" => 11165
    "titulo" => "MIDIAS SOCIAIS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA: OBSERVAÇÕES EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE PACUJÁ – CE"
    "resumo" => "O estágio em ensino de biologia configura-se em um importante espaço formativo, momento em que aproxima o discente da realidade da sala de aula. Com o momento pandêmico da Covid19, entre os anos de 2020 e 2021, a sala de aula tonou-se um espaço experimental para as tecnologias digitais, sendo está, a única forma de contato possível. O cenário escolar que passou a exigir intensa dedicação e reflexões por parte de professores e alunos, proporcionou aos licenciandos valiosos elementos e crítica e de construção de sua identidade docente. Objetivou-se através do presente trabalho, compreender as principais implicações didáticas a partir das tecnologias digitais utilizadas pelos professores como as mídias sociais google meet e google sala de aula. Foram observadas aulas do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio na disciplina de biologia da escola de ensino médio Plácido Aderaldo Castelo, no município cearense de Pacujá. Pôde-se observar o compromisso dos alunos para com a disciplina de biologia, sendo perceptível o interesse dos alunos pelos conteúdos trabalhados. As aulas ocorriam via google meet, onde a professora se utilizava-se de slides bem elaborados, mesmo que com traços nítidos de abordagem pedagógica tradicional expositiva, os alunos tinham participação ativa nas discussões. O momento experenciado de imersão através do estágio de observação, tendo em vista a complexidade do cenário, configurou-se num importante espaço de reflexão sobre a prática docente e os desafios inerentes à proposição de uma transposição didática adequada que contribuía com o processo de interação e aprendizagem dos alunos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID11165_TB2905_11052023181011.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO MATEUS ARAÚJO DE ABREU"
    "autor_nome_curto" => "FRANCISCO MATEU"
    "autor_email" => "m-cdus@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O estágio em ensino de biologia configura-se em um importante espaço formativo, momento em que aproxima o discente da realidade da sala de aula. Com o momento pandêmico da Covid19, entre os anos de 2020 e 2021, a sala de aula tonou-se um espaço experimental para as tecnologias digitais, sendo está, a única forma de contato possível. O cenário escolar que passou a exigir intensa dedicação e reflexões por parte de professores e alunos, proporcionou aos licenciandos valiosos elementos e crítica e de construção de sua identidade docente. Objetivou-se através do presente trabalho, compreender as principais implicações didáticas a partir das tecnologias digitais utilizadas pelos professores como as mídias sociais google meet e google sala de aula. Foram observadas aulas do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio na disciplina de biologia da escola de ensino médio Plácido Aderaldo Castelo, no município cearense de Pacujá. Pôde-se observar o compromisso dos alunos para com a disciplina de biologia, sendo perceptível o interesse dos alunos pelos conteúdos trabalhados. As aulas ocorriam via google meet, onde a professora se utilizava-se de slides bem elaborados, mesmo que com traços nítidos de abordagem pedagógica tradicional expositiva, os alunos tinham participação ativa nas discussões. O momento experenciado de imersão através do estágio de observação, tendo em vista a complexidade do cenário, configurou-se num importante espaço de reflexão sobre a prática docente e os desafios inerentes à proposição de uma transposição didática adequada que contribuía com o processo de interação e aprendizagem dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.