A utilização de jogos como recurso metodológico no ensino e aprendizagem de Matemática na Educação Básica é uma prática que promove a motivação, o engajamento e a aprendizagem significativa. Ao tornar a prática educativa mais lúdica e desafiadora, os jogos criam um ambiente que favorece interação entre os estudantes e o desenvolvimento de habilidades e da lógica. Este artigo aborda a utilização de jogos como recurso metodológico no ensino e aprendizagem de matemática na Educação Básica. A aprendizagem da matemática é fundamental, porém muitas vezes ela é considerada difícil e abstrata pelos estudantes. Nesse contexto, os jogos podem desempenhar um papel crucial, pois tornam o processo de ensino e aprendizagem mais envolventes e prazeroso. Esse artigo tem como objetivo analisar as práticas docentes da educação básica que fazem uso de jogos nas aulas de matemática, destacando suas potencialidades e como os jogos podem contribuir no processo de ensino e aprendizagem. Para isso este trabalho pretende analisar relatos de experiências e livros didáticos a fim de investigar como essa temática é abordada por eles e, a partir desta investigação, elaborar um minicurso para discutir com os professores a importância e potencializadas dos jogos, bem como ensinar a eles a desenvolverem e/ou utilizar alguns jogos educativos em suas aulas. Esta pesquisa classifica-se como de natureza aplicada, descritiva em relação aos objetivos, com procedimentos metodológicos de pesquisa bibliográfica e com abordagem quanti-qualitativa. Em conclusão, a utilização de jogos como recurso metodológico no ensino e aprendizagem de matemática na Educação Básica mostra-se promissora. Os jogos fornecem um ambiente motivador e desafiador, favorecendo a compreensão dos conceitos matemáticos de forma prática e interativa. Portanto, cabe aos educadores explorarem essa abordagem para enriquecer a experiência de ensino e aprendizagem dos estudantes de matemática na Educação Básica.