Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO METODOLÓGICO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99580
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6491
    "inscrito_id" => 6019
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO METODOLÓGICO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "A utilização de jogos como recurso metodológico no ensino e aprendizagem de Matemática na Educação Básica é uma prática que promove a motivação, o engajamento e a aprendizagem significativa. Ao tornar a prática educativa mais lúdica e desafiadora, os jogos criam um ambiente que favorece interação entre os estudantes e o desenvolvimento de habilidades e da lógica. Este artigo aborda a utilização de jogos como recurso metodológico no ensino e aprendizagem de matemática na Educação Básica. A aprendizagem da matemática é fundamental, porém muitas vezes ela é considerada difícil e abstrata pelos estudantes. Nesse contexto, os jogos podem desempenhar um papel crucial, pois tornam o processo de ensino e aprendizagem mais envolventes e prazeroso. Esse artigo tem como objetivo analisar as práticas docentes da educação básica que fazem uso de jogos nas aulas de matemática, destacando suas potencialidades e como os jogos podem contribuir no processo de ensino e aprendizagem. Para isso este trabalho pretende analisar relatos de experiências e livros didáticos a fim de investigar como essa temática é abordada por eles e, a partir desta investigação, elaborar um minicurso para discutir com os professores a importância e potencializadas dos jogos, bem como ensinar a eles a desenvolverem e/ou utilizar alguns jogos educativos em suas aulas. Esta pesquisa classifica-se como de natureza aplicada, descritiva em relação aos objetivos, com procedimentos metodológicos de pesquisa bibliográfica e com abordagem quanti-qualitativa. Em conclusão, a utilização de jogos como recurso metodológico no ensino e aprendizagem de matemática na Educação Básica mostra-se promissora. Os jogos fornecem um ambiente motivador e desafiador, favorecendo a compreensão dos conceitos matemáticos de forma prática e interativa. Portanto, cabe aos educadores explorarem essa abordagem para enriquecer a experiência de ensino e aprendizagem dos estudantes de matemática na Educação Básica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID6019_TB6491_18112023210718.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ERICA EDMAJAN DE ABREU"
    "autor_nome_curto" => "ERICA ABREU"
    "autor_email" => "ericaabreucz@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99580
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6491
    "inscrito_id" => 6019
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO METODOLÓGICO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "A utilização de jogos como recurso metodológico no ensino e aprendizagem de Matemática na Educação Básica é uma prática que promove a motivação, o engajamento e a aprendizagem significativa. Ao tornar a prática educativa mais lúdica e desafiadora, os jogos criam um ambiente que favorece interação entre os estudantes e o desenvolvimento de habilidades e da lógica. Este artigo aborda a utilização de jogos como recurso metodológico no ensino e aprendizagem de matemática na Educação Básica. A aprendizagem da matemática é fundamental, porém muitas vezes ela é considerada difícil e abstrata pelos estudantes. Nesse contexto, os jogos podem desempenhar um papel crucial, pois tornam o processo de ensino e aprendizagem mais envolventes e prazeroso. Esse artigo tem como objetivo analisar as práticas docentes da educação básica que fazem uso de jogos nas aulas de matemática, destacando suas potencialidades e como os jogos podem contribuir no processo de ensino e aprendizagem. Para isso este trabalho pretende analisar relatos de experiências e livros didáticos a fim de investigar como essa temática é abordada por eles e, a partir desta investigação, elaborar um minicurso para discutir com os professores a importância e potencializadas dos jogos, bem como ensinar a eles a desenvolverem e/ou utilizar alguns jogos educativos em suas aulas. Esta pesquisa classifica-se como de natureza aplicada, descritiva em relação aos objetivos, com procedimentos metodológicos de pesquisa bibliográfica e com abordagem quanti-qualitativa. Em conclusão, a utilização de jogos como recurso metodológico no ensino e aprendizagem de matemática na Educação Básica mostra-se promissora. Os jogos fornecem um ambiente motivador e desafiador, favorecendo a compreensão dos conceitos matemáticos de forma prática e interativa. Portanto, cabe aos educadores explorarem essa abordagem para enriquecer a experiência de ensino e aprendizagem dos estudantes de matemática na Educação Básica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID6019_TB6491_18112023210718.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ERICA EDMAJAN DE ABREU"
    "autor_nome_curto" => "ERICA ABREU"
    "autor_email" => "ericaabreucz@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A utilização de jogos como recurso metodológico no ensino e aprendizagem de Matemática na Educação Básica é uma prática que promove a motivação, o engajamento e a aprendizagem significativa. Ao tornar a prática educativa mais lúdica e desafiadora, os jogos criam um ambiente que favorece interação entre os estudantes e o desenvolvimento de habilidades e da lógica. Este artigo aborda a utilização de jogos como recurso metodológico no ensino e aprendizagem de matemática na Educação Básica. A aprendizagem da matemática é fundamental, porém muitas vezes ela é considerada difícil e abstrata pelos estudantes. Nesse contexto, os jogos podem desempenhar um papel crucial, pois tornam o processo de ensino e aprendizagem mais envolventes e prazeroso. Esse artigo tem como objetivo analisar as práticas docentes da educação básica que fazem uso de jogos nas aulas de matemática, destacando suas potencialidades e como os jogos podem contribuir no processo de ensino e aprendizagem. Para isso este trabalho pretende analisar relatos de experiências e livros didáticos a fim de investigar como essa temática é abordada por eles e, a partir desta investigação, elaborar um minicurso para discutir com os professores a importância e potencializadas dos jogos, bem como ensinar a eles a desenvolverem e/ou utilizar alguns jogos educativos em suas aulas. Esta pesquisa classifica-se como de natureza aplicada, descritiva em relação aos objetivos, com procedimentos metodológicos de pesquisa bibliográfica e com abordagem quanti-qualitativa. Em conclusão, a utilização de jogos como recurso metodológico no ensino e aprendizagem de matemática na Educação Básica mostra-se promissora. Os jogos fornecem um ambiente motivador e desafiador, favorecendo a compreensão dos conceitos matemáticos de forma prática e interativa. Portanto, cabe aos educadores explorarem essa abordagem para enriquecer a experiência de ensino e aprendizagem dos estudantes de matemática na Educação Básica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.