VIEIRA, Livia Chrisley Serafim et al.. Teia formativa. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/97732>. Acesso em: 23/12/2024 01:43
Observando o cenário educativo ao qual estamos inseridos, é possível abordar a carência e lacunas no processo de formação continuada para docentes, onde essas afirmativas ganharam visibilidade, quando alunos/as do curso de Pedagogia da Faculdade Evolução realizaram pesquisas e produziram TCCs que trataram da temática sobre formação docente. Desse modo, o Projeto de Extensão Teia Formativa, , traz como proposta inicial contribuir para a formação continuada dos docentes, buscando amenizar as lacunas existentes nesse processo formativo dos/as educadores/as, que se apresenta como pioneira na extensão universitária em nossa região, iniciou com um projeto piloto, tendo como metodologia utilizada uma formação colaborativa entre escola e projeto de extensão. Em um primeiro momento, o trabalho está sendo realizado em uma escola localizada na cidade de Pau dos Ferros, nesse contexto inicialmente foi feito um diagnóstico acerca da formação continuada dos/as professores/as e gestores dessa escola, a partir daí foram planejadas as oficinas e encontros formativos. O referencial teórico foi construído com as contribuições de Tardif (2011), Borges (2004), Libâneo (1992), entre outros. O trabalho com a formação continuada com docentes, vem se desenhando com estudos e encontros formativos para ampliar os conhecimentos de temáticas que compõem o trabalho dos/as professores/as, tendo por base o desenvolvimento da práxis, onde a teoria e a prática estejam interligadas nos saberes necessários à docência. Por fim, o referido projeto de extensão vem se justificando pelas contribuições educacionais e acadêmicas na formação continuada dos docentes.