Nos Institutos Federais temos um público jovem, iniciando seus estudos no ensino médio, regido pelo tripé ensino, pesquisa e extensão. Este trabalho apresenta um relato de experiências sobre vivência discentes na monitoria do projeto selecionado no Edital nº 44/2022 - Apoio a Extensão e da pesquisa realizada a partir de levantamento da história do projeto de extensão IFeducATIVO - no IFMT- campus Tangará da Serra. O referido projeto oferta cursos preparatórios de língua portuguesa e matemática para alunos do 9º ano de escolas públicas que almejam adentrar ao Instituto Federal de Mato Grosso – campus Tangará da Serra. A metodologia utilizada na elaboração do estudo é de caráter descritivo e as principais abordagens teóricas partem dos próprios editais de extensão e autores como Bonfim e Silva (2013), Oliveira e Costa (2020) e Cover (2014). O envolvimento entre professores, servidores técnicos e discentes do campus IFMT- Tangará da Serra com a comunidade externa, seja com os alunos de 9º anos das escolas públicas ou com profissionais e acadêmicos da Universidade do Estado de Mato Grosso conduz as ações de extensão para o sucesso consolidado do Projeto IFeducATIVO por viabilizar ações de ensino-pesquisa-extensão de caráter educativo, com a finalidade de fortalecer a ação transformadora da extensão.