O referente trabalha irá nós apresentarmos um estudo de caso dos professores do 4º e 5º ano de uma escola municipal, de como está sendo desenvolvido a recomposição dos alunos. O primeiro passo para a implementação da recomposição de aprendizagem é avaliar a realidade dos estudantes na instituição de ensino, a partir dos encontros pedagógicos dos professores. Isso inclui o acompanhamento da rotina e do desempenho deles em avaliações, assim como o diálogo com a comunidade escolar. O objetivo central deste estudo é investigar as estratégias desenvolvidas pelos professores, que foi apresentado nos encontros pedagógicos, no qual, promovam a recomposição do processo de ensino e aprendizagem para garantir uma educação de qualidade e mais efetiva para os alunos. Por meio de análise de revisão da literatura, com sua metodologia realizada a parti de um estudo de caso que consisti em uma pesquisa bibliográfica, qualitativa em bases de dados eletrônicas que são apresentados pelos professores. Assim, através das informações coletadas, sobre a temática abordada, iremos apresentarmos dados metodológicos que nos apresentem quais estratégias que será possível para desenvolver uma recomposição do processo de ensino e aprendizagem aos estudantes. Além disso, é crucial que a escola seja vista como um espaço que promova o desenvolvimento e a aprendizagem, e não se restrinja apenas à sala de aula, pautando-se nas concepções teóricas de Imbernón (2002), Delgado (2004), Mello Farias (2010). Assim, é fundamental reconhecer a importância dos encontros pedagógicos para o desenvolvimento profissional, bem como, da implementação de políticas públicas que apoiem e incentivem a transformação do processo de ensino e aprendizagem. Na busca de superamos os desafios e garantia a uma educação de qualidade para todos.