MARASCA, Lara Bibiana et al.. Apoio pedagógico: alfabetização e suas interfaces. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/101181>. Acesso em: 23/12/2024 03:54
O Apoio Pedagógico é um serviço que faz parte do Programa de Atendimento Especializado Municipal (PRAEM) que é referência nos atendimentos educacionais e de saúde no município de Santa Maria, no estado do Rio Grande do Sul. O PRAEM está à serviço de todas as escolas da Rede Municipal de Ensino (RME) para auxiliar na superação das dificuldades e no processo de escolarização de crianças/estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA (até 18 anos) da RME que estejam enfrentando dificuldades em seu percurso de escolarização, garantindo atendimentos nas áreas da Saúde e Educação. Em 2023, evidenciou-se um significativo atraso no processo de alfabetização dos estudantes de 4º e 5º anos do ensino fundamental. Assim, a Secretaria de Educação do Município de Santa Maria elencou como prioridade de atendimento no PRAEM as crianças/estudantes com alta vulnerabilidade social que não estavam alfabetizadas nos anos acima citados. É evidente que o atraso na aprendizagem teve um aumento considerável, a partir de 2020, ano em que vivemos a pandemia do Covid 19, quando os estudantes acima citados, estavam no 1º e 2º anos, fase inicial da alfabetização. Diante do exposto, os profissionais do apoio pedagógico realizam um trabalho voltado para a recuperação, aceleração e recomposição da aprendizagem destes sujeitos levando em consideração também aspectos socioeconômicos, familiares, tecnológicos e emocionais. Desse modo, objetiva-se com este trabalho, relatar as práticas realizadas no apoio pedagógico que consistem em desenvolver diferentes modos de ver, ouvir e sentir o processo de alfabetização, ou seja, possibilitar novas interfaces de visualização, de percepção, de conscientização da linguagem, abordando uma metodologia lúdica e trazendo a importância da alfabetização para suas vidas. Os resultados dessas práticas, estão evidenciados pelos pareceres dos professores, relatos das famílias e pelo próprio estudante na apropriação da leitura e escrita nas avaliações.