O referido trabalho procura apresentar os resultados obtidos pela equipe de estudo da Disciplina de Política e Gestão da Educação, ofertada pelo Departamento de Habilitações Pedagógicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e refletir sobre as principais diferenças entre o Plano Estadual de Educação (PEE) da Paraíba e do Ceará, onde dissertaremos sobre os resultados de rendimento dos alunos do ensino fundamental e infantil, a partir de uma pesquisa qualitativa desenvolvida mediante dados obtidos do Painel de Monitoramento do Plano Nacional de Educação nos anos de 2016 a 2019. Ao longo do trabalho, buscaremos demonstrar como o plano estadual de educação pode intensificar ou diminuir o rendimento educacional, além disso, serão apresentadas algumas críticas ao modelo de educação do Estado do Ceará que tem politicas de accountability (responsabilização), e a partir disso refletir sobre os altos índices de desempenho do Ceará. Diante desse estudo, podemos constatar que há um distanciamento entre os estados quando verificamos o índice de desenvolvimento, onde um estado tem foco nas séries do fundamental II, e o outro tem foco na ampliação da rede de creches. Espera-se que este trabalho possa contribuir para repensar a construção dos Planos Estaduais de Educação, e assim trazer circunstâncias afáveis para que os alunos sejam sempre os maiores beneficiados.