VENDO COMO É: UMA ANALISE QUALITATIVA DA PROPOSTA CURRICULAR DOS ESTADOS DO CEARÁ E DA PARAÍBA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97879 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4307 "inscrito_id" => 17463 "titulo" => "VENDO COMO É: UMA ANALISE QUALITATIVA DA PROPOSTA CURRICULAR DOS ESTADOS DO CEARÁ E DA PARAÍBA" "resumo" => "O referido trabalho procura apresentar os resultados obtidos pela equipe de estudo da Disciplina de Política e Gestão da Educação, ofertada pelo Departamento de Habilitações Pedagógicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e refletir sobre as principais diferenças entre o Plano Estadual de Educação (PEE) da Paraíba e do Ceará, onde dissertaremos sobre os resultados de rendimento dos alunos do ensino fundamental e infantil, a partir de uma pesquisa qualitativa desenvolvida mediante dados obtidos do Painel de Monitoramento do Plano Nacional de Educação nos anos de 2016 a 2019. Ao longo do trabalho, buscaremos demonstrar como o plano estadual de educação pode intensificar ou diminuir o rendimento educacional, além disso, serão apresentadas algumas críticas ao modelo de educação do Estado do Ceará que tem politicas de accountability (responsabilização), e a partir disso refletir sobre os altos índices de desempenho do Ceará. Diante desse estudo, podemos constatar que há um distanciamento entre os estados quando verificamos o índice de desenvolvimento, onde um estado tem foco nas séries do fundamental II, e o outro tem foco na ampliação da rede de creches. Espera-se que este trabalho possa contribuir para repensar a construção dos Planos Estaduais de Educação, e assim trazer circunstâncias afáveis para que os alunos sejam sempre os maiores beneficiados." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID17463_TB4307_10122023143646.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDO CRISTIAN ALVES TELES" "autor_nome_curto" => "Fernando Alves" "autor_email" => "fernando250302@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97879 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4307 "inscrito_id" => 17463 "titulo" => "VENDO COMO É: UMA ANALISE QUALITATIVA DA PROPOSTA CURRICULAR DOS ESTADOS DO CEARÁ E DA PARAÍBA" "resumo" => "O referido trabalho procura apresentar os resultados obtidos pela equipe de estudo da Disciplina de Política e Gestão da Educação, ofertada pelo Departamento de Habilitações Pedagógicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e refletir sobre as principais diferenças entre o Plano Estadual de Educação (PEE) da Paraíba e do Ceará, onde dissertaremos sobre os resultados de rendimento dos alunos do ensino fundamental e infantil, a partir de uma pesquisa qualitativa desenvolvida mediante dados obtidos do Painel de Monitoramento do Plano Nacional de Educação nos anos de 2016 a 2019. Ao longo do trabalho, buscaremos demonstrar como o plano estadual de educação pode intensificar ou diminuir o rendimento educacional, além disso, serão apresentadas algumas críticas ao modelo de educação do Estado do Ceará que tem politicas de accountability (responsabilização), e a partir disso refletir sobre os altos índices de desempenho do Ceará. Diante desse estudo, podemos constatar que há um distanciamento entre os estados quando verificamos o índice de desenvolvimento, onde um estado tem foco nas séries do fundamental II, e o outro tem foco na ampliação da rede de creches. Espera-se que este trabalho possa contribuir para repensar a construção dos Planos Estaduais de Educação, e assim trazer circunstâncias afáveis para que os alunos sejam sempre os maiores beneficiados." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID17463_TB4307_10122023143646.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDO CRISTIAN ALVES TELES" "autor_nome_curto" => "Fernando Alves" "autor_email" => "fernando250302@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }