CONSIDERAÇÕES SOBRE OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO CONTEXTO DE ECOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96804 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2854 "inscrito_id" => 14079 "titulo" => "CONSIDERAÇÕES SOBRE OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO CONTEXTO DE ECOLOGIA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O trabalho é uma reflexão sobre o ensino de Ecologia e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no ensino médio. Sabe-se que atender às expectativas dos estudantes e as demandas da sociedade contemporânea para formar jovens como sujeitos criativos, críticos, sustentáveis é um grande desafio. Enfrentar de ordem social, econômica e ambiental e saber tomar decisões pautadas em ética e ciência para que possam inclusive equacionar e resolver questões legadas por gerações anteriores é o que almejamos para nossos jovens cidadãos. Neste contexto e atentos aos 17 ODS que abordam desafios enfrentados no mundo todo e como docente da rede federal de ensino que trabalha o conteúdo de ecologia, gritou forte a necessidade de divulgar os ODS para que possamos proteger o meio ambiente, o clima e garantir que as pessoas possam desfrutar de saúde e sustentabilidade. Ao trabalhar conteúdos como sustentabilidade, ciclos biogeoquímicos, a interferência humana e seu impacto nos ambientes e poluição ambiental, espera-se dialogar com alunos habilidades e competências tais como conhecer e analisar as interferências humanas, reconhecer as que são danosas ao meio ambiente, saber posicionar-se criticamente diante das soluções frente os problemas ambientais, conhecer os princípios para uma sociedade e economia sustentável, associando-as com a preservação do ambiente para futuras gerações. Desta forma, versamos sobre a importante consciência dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em especial os ODS números 1 que aborda técnicas de agricultura sustentável, tão importante para o cotidiano humano, 7 que versa sobre energia limpa e fontes renováveis, 11 que trata de sustentabilidade de ecossistemas, incluindo as cidades, 12 sobre consumo responsável, 13 a questão das mudanças climáticas como consequência da ação antrópica, além de indiretamente todos os outros objetivos. É urgente que o jovem tenha apreço e consciência da importância e responsabilidade da temática ambiental ecológica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID14079_TB2854_10052023171211.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL DE CASTRO SALOMAO CHAGAS" "autor_nome_curto" => "RAQUEL DE CASTR" "autor_email" => "raquelchagascefet@gmail.c" "autor_ies" => "CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS (CEFET/MG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96804 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2854 "inscrito_id" => 14079 "titulo" => "CONSIDERAÇÕES SOBRE OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO CONTEXTO DE ECOLOGIA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O trabalho é uma reflexão sobre o ensino de Ecologia e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no ensino médio. Sabe-se que atender às expectativas dos estudantes e as demandas da sociedade contemporânea para formar jovens como sujeitos criativos, críticos, sustentáveis é um grande desafio. Enfrentar de ordem social, econômica e ambiental e saber tomar decisões pautadas em ética e ciência para que possam inclusive equacionar e resolver questões legadas por gerações anteriores é o que almejamos para nossos jovens cidadãos. Neste contexto e atentos aos 17 ODS que abordam desafios enfrentados no mundo todo e como docente da rede federal de ensino que trabalha o conteúdo de ecologia, gritou forte a necessidade de divulgar os ODS para que possamos proteger o meio ambiente, o clima e garantir que as pessoas possam desfrutar de saúde e sustentabilidade. Ao trabalhar conteúdos como sustentabilidade, ciclos biogeoquímicos, a interferência humana e seu impacto nos ambientes e poluição ambiental, espera-se dialogar com alunos habilidades e competências tais como conhecer e analisar as interferências humanas, reconhecer as que são danosas ao meio ambiente, saber posicionar-se criticamente diante das soluções frente os problemas ambientais, conhecer os princípios para uma sociedade e economia sustentável, associando-as com a preservação do ambiente para futuras gerações. Desta forma, versamos sobre a importante consciência dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em especial os ODS números 1 que aborda técnicas de agricultura sustentável, tão importante para o cotidiano humano, 7 que versa sobre energia limpa e fontes renováveis, 11 que trata de sustentabilidade de ecossistemas, incluindo as cidades, 12 sobre consumo responsável, 13 a questão das mudanças climáticas como consequência da ação antrópica, além de indiretamente todos os outros objetivos. É urgente que o jovem tenha apreço e consciência da importância e responsabilidade da temática ambiental ecológica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID14079_TB2854_10052023171211.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL DE CASTRO SALOMAO CHAGAS" "autor_nome_curto" => "RAQUEL DE CASTR" "autor_email" => "raquelchagascefet@gmail.c" "autor_ies" => "CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS (CEFET/MG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }