O trabalho é uma reflexão sobre o ensino de Ecologia e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no ensino médio. Sabe-se que atender às expectativas dos estudantes e as demandas da sociedade contemporânea para formar jovens como sujeitos criativos, críticos, sustentáveis é um grande desafio. Enfrentar de ordem social, econômica e ambiental e saber tomar decisões pautadas em ética e ciência para que possam inclusive equacionar e resolver questões legadas por gerações anteriores é o que almejamos para nossos jovens cidadãos. Neste contexto e atentos aos 17 ODS que abordam desafios enfrentados no mundo todo e como docente da rede federal de ensino que trabalha o conteúdo de ecologia, gritou forte a necessidade de divulgar os ODS para que possamos proteger o meio ambiente, o clima e garantir que as pessoas possam desfrutar de saúde e sustentabilidade. Ao trabalhar conteúdos como sustentabilidade, ciclos biogeoquímicos, a interferência humana e seu impacto nos ambientes e poluição ambiental, espera-se dialogar com alunos habilidades e competências tais como conhecer e analisar as interferências humanas, reconhecer as que são danosas ao meio ambiente, saber posicionar-se criticamente diante das soluções frente os problemas ambientais, conhecer os princípios para uma sociedade e economia sustentável, associando-as com a preservação do ambiente para futuras gerações. Desta forma, versamos sobre a importante consciência dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em especial os ODS números 1 que aborda técnicas de agricultura sustentável, tão importante para o cotidiano humano, 7 que versa sobre energia limpa e fontes renováveis, 11 que trata de sustentabilidade de ecossistemas, incluindo as cidades, 12 sobre consumo responsável, 13 a questão das mudanças climáticas como consequência da ação antrópica, além de indiretamente todos os outros objetivos. É urgente que o jovem tenha apreço e consciência da importância e responsabilidade da temática ambiental ecológica.