O presente artigo analisa a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em escolas sob a ótica de professores, coordenadores pedagógicos e gestores de uma escola da rede pública de ensino de um município do Estado da Paraíba e uma escola da rede particular da mesma região. Tem por objetivo apreender como se dá a concretização da BNCC no ambiente escolar, com vistas a compreender como se dá a adesão dos profissionais da educação à política curricular nacional. A coleta e análise de dados se deu por meio de pesquisa bibliográfica e estudo de caso, compreendendo a realização de entrevistas em roteiro semiestruturado à luz da teoria. A amostra de profissionais das duas escolas abarcou, quatro professores, sendo dois de escola pública e dois de escola particular, além de dois coordenadores pedagógicos e dois gestores. O estudo evidenciou alguns obstáculos para o atendimento aos direitos de aprendizagem definidos pela Base, sendo o principal deles o pouco conhecimento dos profissionais da educação sobre a Base, decorrente, sobretudo, da rara formação a respeito do tema tanto no que se refere à preparação inicial quanto continuada. Conclui-se que se faz necessário um melhor preparo para os profissionais da educação que atuam na sala de aula e também na gestão escolar, bem como a estruturação da escola e uma possível oferta de formação continuada.