Diante de tantos desafios enfrentados na sociedade contemporânea, temos a questão das finanças. Durante a Pandemia ocorreram várias transformações sociais e entre elas a perda de emprego, os auxílios governamentais, a ampliação de mercados financeiros digitais, empresas falindo e outras crescendo. Aqueles que estavam organizados financeiramente sofreram menos durante todo o período da Pandemia, porém, os demais sofreram muito e tiveram até que esperar auxílio do governo. Pensando numa melhor organização financeira para os estudantes e suas famílias, nossa pesquisa teve como foco realizar um estudo sobre a Educação Financeira e Matemática para desenvolver a proposta de disciplina eletiva em Educação Financeira para 1ª série do Ensino Médio. Para atingir nosso objetivo, utilizamos como referencial teórico documentos oficiais; Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com os Itinerários Formativos no Novo Ensino Médio em nosso país; e pesquisas realizadas no âmbito da Educação Financeira, de Silva e Powell (2013), Zat (2022), Ribeiro (2021), Baroni (2021) e Iezzi, Hazzan e Degenszajn (2013). Por meio desta pesquisa, refletimos e percebemos a importância fundamental de aliar a Matemática Financeira, através dos principais conceitos como Porcentagem, Juros e Funções, com a Educação Financeira, nos seus aspectos mais comuns, ainda na Educação Básica em consonância com as diretrizes apresentadas na BNCC, dada a relevância destas áreas na sociedade contemporânea. O principal resultado, obtido por nossa pesquisa, foi uma sequência didática com problemas do cotidiano, que pode auxiliar professores e alunos da 1ª série do Ensino Médio na Educação Financeira, conscientizando em alguns termos que aparecem com frequência no mercado financeiro, bem como nos assuntos da Matemática necessários para resolução dos problemas.