O MEC homologou o parecer CNE/CEB 2/2022 que contem o projeto da implementação do ensino de computação na educação básica. Neste documento o pensamento computacional (PC) está como um dos eixos de aprendizagem. Para além de mais um conteúdo o PC é uma forma de pensar utilizando os conceitos que são usados pela ciência da computação para resolver os problemas que surgem ao nosso redor. Durante um mês, nas três turmas do 1º ano do ensino médio do instituto federal de Pernambuco de afogados da ingazeira foi desenvolvido um estudo qualitativo e quantitativo, como objetivo estudar a implementação do PC no ensino médio na disciplina de física. O estudo buscou construir uma abordagem usando a plataforma scratch para resoluções de questões de cinemática por meio de simulações no ambiente de programação. O Scratch é uma linguagem de programação criada em 2007 pelo Media Lab do MIT. A pesquisa se baseou nas obras de JM Wing et al. (2008), FARIAS, Hannah et al. (2015), Eberspacher e Forbellone (2022), Menezes (2014), além da propria documentação da linguagem. Os resultados obtidos mostram que mais de 80% dos alunos tiveram algum tipo de dificuldade em leitura e raciocínio logico matemático para interpretar situações problema e abstrair delas o necessário para utilizar um modelo físico adequado. Além disso, mais de 50% dos estudantes tiveram dificuldade em utilizar a plataforma apesar de mais de 40% dos estudantes acharem o scratch algo simples entendimento. Isso demonstra como ser bons usuários de redes sociais e internet não contribui para o letramento digital dos estudantes. Mesmo assim foi possível verificar que para mais de 30% dos alunos a abordagem contribuiu para melhor entendimento dos conceitos de cinemática.