Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DOS TEXTOS DE CORDEL NAS AULAS DE MATEMÁTICA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 13 - Educação Matemática
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95411
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1015
    "inscrito_id" => 2669
    "titulo" => "O USO DOS TEXTOS DE CORDEL NAS AULAS DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "O Cordel é um gênero literário popular que constituí narrativas que abordam acontecimentos culturais, históricos, políticos e sociais, que podem subsidiar, no contexto escolar, o trabalho de educadores e estimular o interesse de educandos pela leitura e escrita. Na sala de aula de Matemática, o texto de cordel pode apresentar e trazer em suas narrativas um conteúdo matemático de maneira explícita ou, também, contar uma história que apresente práticas matemáticas em situações do cotidiano dos educandos, que podem ter referência, direta ou indireta, com a realidade. Deste modo, o referido trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta que possibilite o desenvolvimento de atividades com os textos de cordel nas aulas de Matemática, oportunizando ao educador o estímulo à leitura e escrita de mundo dos educandos. Como aportes teóricos, serão utilizados estudos que tematizam a Literatura de Cordel no contexto do cotidiano escolar, com vistas para a produção do conhecimento matemático. Para isto, metodologicamente, será apresentado o texto de cordel intitulado “Encarando a carestia”, no qual, se discutirá uma proposta de trabalho com ele, que visa abordar questões relacionadas a Educação Financeira em articulação com os conteúdos matemáticos: porcentagem, juros simples, números decimais, função polinomial do 1º grau, unidades de medidas, razão e proporção, tabelas e gráficos. Este trabalho permitirá ampliar a discussão sobre as atividades desenvolvidas com textos de cordel nas aulas de Matemática, bem como subsidiar as práticas de educadores que lecionam à disciplina. Vale destacar também, de maneira específica, possíveis reflexões sobre a própria prática como educadores matemáticos, a interdisciplinaridade no elo de produção do conhecimento matemático e o ensino de Matemática a partir de uma dimensão crítica, política e social."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID2669_TB1015_04102023113646.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAÍDE REGIS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Taíde Regis"
    "autor_email" => "registaide@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95411
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1015
    "inscrito_id" => 2669
    "titulo" => "O USO DOS TEXTOS DE CORDEL NAS AULAS DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "O Cordel é um gênero literário popular que constituí narrativas que abordam acontecimentos culturais, históricos, políticos e sociais, que podem subsidiar, no contexto escolar, o trabalho de educadores e estimular o interesse de educandos pela leitura e escrita. Na sala de aula de Matemática, o texto de cordel pode apresentar e trazer em suas narrativas um conteúdo matemático de maneira explícita ou, também, contar uma história que apresente práticas matemáticas em situações do cotidiano dos educandos, que podem ter referência, direta ou indireta, com a realidade. Deste modo, o referido trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta que possibilite o desenvolvimento de atividades com os textos de cordel nas aulas de Matemática, oportunizando ao educador o estímulo à leitura e escrita de mundo dos educandos. Como aportes teóricos, serão utilizados estudos que tematizam a Literatura de Cordel no contexto do cotidiano escolar, com vistas para a produção do conhecimento matemático. Para isto, metodologicamente, será apresentado o texto de cordel intitulado “Encarando a carestia”, no qual, se discutirá uma proposta de trabalho com ele, que visa abordar questões relacionadas a Educação Financeira em articulação com os conteúdos matemáticos: porcentagem, juros simples, números decimais, função polinomial do 1º grau, unidades de medidas, razão e proporção, tabelas e gráficos. Este trabalho permitirá ampliar a discussão sobre as atividades desenvolvidas com textos de cordel nas aulas de Matemática, bem como subsidiar as práticas de educadores que lecionam à disciplina. Vale destacar também, de maneira específica, possíveis reflexões sobre a própria prática como educadores matemáticos, a interdisciplinaridade no elo de produção do conhecimento matemático e o ensino de Matemática a partir de uma dimensão crítica, política e social."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID2669_TB1015_04102023113646.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAÍDE REGIS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Taíde Regis"
    "autor_email" => "registaide@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O Cordel é um gênero literário popular que constituí narrativas que abordam acontecimentos culturais, históricos, políticos e sociais, que podem subsidiar, no contexto escolar, o trabalho de educadores e estimular o interesse de educandos pela leitura e escrita. Na sala de aula de Matemática, o texto de cordel pode apresentar e trazer em suas narrativas um conteúdo matemático de maneira explícita ou, também, contar uma história que apresente práticas matemáticas em situações do cotidiano dos educandos, que podem ter referência, direta ou indireta, com a realidade. Deste modo, o referido trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta que possibilite o desenvolvimento de atividades com os textos de cordel nas aulas de Matemática, oportunizando ao educador o estímulo à leitura e escrita de mundo dos educandos. Como aportes teóricos, serão utilizados estudos que tematizam a Literatura de Cordel no contexto do cotidiano escolar, com vistas para a produção do conhecimento matemático. Para isto, metodologicamente, será apresentado o texto de cordel intitulado “Encarando a carestia”, no qual, se discutirá uma proposta de trabalho com ele, que visa abordar questões relacionadas a Educação Financeira em articulação com os conteúdos matemáticos: porcentagem, juros simples, números decimais, função polinomial do 1º grau, unidades de medidas, razão e proporção, tabelas e gráficos. Este trabalho permitirá ampliar a discussão sobre as atividades desenvolvidas com textos de cordel nas aulas de Matemática, bem como subsidiar as práticas de educadores que lecionam à disciplina. Vale destacar também, de maneira específica, possíveis reflexões sobre a própria prática como educadores matemáticos, a interdisciplinaridade no elo de produção do conhecimento matemático e o ensino de Matemática a partir de uma dimensão crítica, política e social.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.