Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DO FILME “O REI LEÃO” COMO MÉTODO DE ENSINOAPRENDIZADO DOS ASSUNTOS RELACIONADOS À DISCIPLINA DE BIOLOGIA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 02 - Didática e Currículo
0 of 0
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97624 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3956 "inscrito_id" => 18045 "titulo" => "O USO DO FILME “O REI LEÃO” COMO MÉTODO DE ENSINO\x02APRENDIZADO DOS ASSUNTOS RELACIONADOS À DISCIPLINA DE BIOLOGIA" "resumo" => "O uso de filmes como ferramentas de ensino tem sido amplamente adotado em sala de aula há algum tempo. Neste artigo, explora-se as possibilidades de ampliar o ensino de biologia para as turmas do ensino médio utilizando o filme “O Rei Leão”, aliado a recursos tecnológicos e multimídia, como uma ferramenta no processo de ensino-aprendizagem. Diversos assuntos relacionados à biologia podem ser abordados em ambiente escolar com o auxílio desse filme. Questões como cadeia alimentar, equilíbrio e desequilíbrio ecológico, ecossistemas, o ciclo da vida dos animais, genética e temas relacionados à biogeografia, como divisão territorial, relevo e clima, podem ser explorados por meio dessa obra cinematográfica. Para elaboração do artigo, optou-se por apresentar o filme “O Rei Leão” e, em seguida foi desenvolvido um questionário contendo quatorze (14) perguntas de cunho objetivo e subjetivo. Após a aplicação do questionário e a análise dos resultados, espera-se obter uma visão mais clara sobre como o filme “O Rei Leão” pode ser utilizado como uma ferramenta eficaz no ensino de ciências e biologia, permitindo aprimorar a prática educacional e incentivar o envolvimento dos estudantes nesses conteúdos específicos. A ludicidade do filme, aliada a um bom planejamento, traz a quebra na rotina escolar proporcionando uma forma divertida de aprendizado dos conteúdos de ciências biológicas.O uso de filmes como ferramentas de ensino tem sido amplamente adotado em sala de aula há algum tempo. Neste artigo, explora-se as possibilidades de ampliar o e" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID18045_TB3956_04102023223537.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULA CAROLINE BARACHO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "PAULA" "autor_email" => "paula.baracho@escolar.ifr" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97624 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3956 "inscrito_id" => 18045 "titulo" => "O USO DO FILME “O REI LEÃO” COMO MÉTODO DE ENSINO\x02APRENDIZADO DOS ASSUNTOS RELACIONADOS À DISCIPLINA DE BIOLOGIA" "resumo" => "O uso de filmes como ferramentas de ensino tem sido amplamente adotado em sala de aula há algum tempo. Neste artigo, explora-se as possibilidades de ampliar o ensino de biologia para as turmas do ensino médio utilizando o filme “O Rei Leão”, aliado a recursos tecnológicos e multimídia, como uma ferramenta no processo de ensino-aprendizagem. Diversos assuntos relacionados à biologia podem ser abordados em ambiente escolar com o auxílio desse filme. Questões como cadeia alimentar, equilíbrio e desequilíbrio ecológico, ecossistemas, o ciclo da vida dos animais, genética e temas relacionados à biogeografia, como divisão territorial, relevo e clima, podem ser explorados por meio dessa obra cinematográfica. Para elaboração do artigo, optou-se por apresentar o filme “O Rei Leão” e, em seguida foi desenvolvido um questionário contendo quatorze (14) perguntas de cunho objetivo e subjetivo. Após a aplicação do questionário e a análise dos resultados, espera-se obter uma visão mais clara sobre como o filme “O Rei Leão” pode ser utilizado como uma ferramenta eficaz no ensino de ciências e biologia, permitindo aprimorar a prática educacional e incentivar o envolvimento dos estudantes nesses conteúdos específicos. A ludicidade do filme, aliada a um bom planejamento, traz a quebra na rotina escolar proporcionando uma forma divertida de aprendizado dos conteúdos de ciências biológicas.O uso de filmes como ferramentas de ensino tem sido amplamente adotado em sala de aula há algum tempo. Neste artigo, explora-se as possibilidades de ampliar o e" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID18045_TB3956_04102023223537.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULA CAROLINE BARACHO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "PAULA" "autor_email" => "paula.baracho@escolar.ifr" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O uso de filmes como ferramentas de ensino tem sido amplamente adotado em sala de aula há algum tempo. Neste artigo, explora-se as possibilidades de ampliar o ensino de biologia para as turmas do ensino médio utilizando o filme “O Rei Leão”, aliado a recursos tecnológicos e multimídia, como uma ferramenta no processo de ensino-aprendizagem. Diversos assuntos relacionados à biologia podem ser abordados em ambiente escolar com o auxílio desse filme. Questões como cadeia alimentar, equilíbrio e desequilíbrio ecológico, ecossistemas, o ciclo da vida dos animais, genética e temas relacionados à biogeografia, como divisão territorial, relevo e clima, podem ser explorados por meio dessa obra cinematográfica. Para elaboração do artigo, optou-se por apresentar o filme “O Rei Leão” e, em seguida foi desenvolvido um questionário contendo quatorze (14) perguntas de cunho objetivo e subjetivo. Após a aplicação do questionário e a análise dos resultados, espera-se obter uma visão mais clara sobre como o filme “O Rei Leão” pode ser utilizado como uma ferramenta eficaz no ensino de ciências e biologia, permitindo aprimorar a prática educacional e incentivar o envolvimento dos estudantes nesses conteúdos específicos. A ludicidade do filme, aliada a um bom planejamento, traz a quebra na rotina escolar proporcionando uma forma divertida de aprendizado dos conteúdos de ciências biológicas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.