O ensino da linguagem escrita nos anos iniciais, não se refere diretamente a decodificação de textos, ou domínio da escrita do alfabeto e formação de palavras escritas, mas sim ao conhecimento da comunicação e expressão através da junção de letras e a curiosidade em compreender, ler, escrever... e a oportunidade de consegui-los, essa é a grande importância que esta linguagem possui na vida das crianças, pois a partir daí, um mundo de possibilidades se abre diante delas, permitindo que comecem a obter conhecimento, por meio da resolução das suas próprias questões. O objetivo deste artigo, é mostrar a importância do ensino da linguagem escrita, para ter avanços no aspecto cognitivo das crianças. Exporemos a relevância deste ensino na vida dos estudantes e a necessidade da formação continuada, para que os profissionais estejam sempre a inteirados de métodos que facilitem a realização desta. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, de onde foram coletadas informações acerca de alfabetização, letramento, educação infantil e linguagem escrita. O referencial teórico da presente pesquisa, inclui autores e teóricos que que trazem questões fundamentais voltadas a linguagens verbais, como Vygotsky e Emília Ferreiro e tem base no artigo “A linguagem escrita e as crianças – Superando mitos na educação infantil. Os resultados enfatizam o quão indispensável é o ensino da linguagem escrita de maneira atualizada, lúdica e dinâmica, respeitando as especificidades dos estudantes e a fim de lhes oferecer possibilidades e caminhos para se expressar e imaginar.