Com o desenvolvimento e a evolução das tecnologias digitais, novas ferramentas e recursos são apresentados e incorporados ao dia-a-dia das pessoas. Uma dessas ferramentas é o ChatGPT, um sistema baseado em Inteligência Artificial (IA). O ChatGPT funciona em uma interface bem simples e intuitiva parecida com um chat, onde o usuário pode fazer perguntas e apresentar comandos para o chatbot e este sugere respostas usando uma linguagem bem próxima a linguagem humana. Como a ferramenta apresenta possibilidades de gerar conteúdos de diferentes formatos (redações, artigos, entre outros) logo após o seu lançamento, a mesma tem sido motivo de questionamentos por parte de muitos profissionais, especialmente professores, que temem o uso da ferramenta, sobretudo, no que diz respeito a autoria de trabalhos e a perda de habilidades essenciais como leitura, interpretação e escrita. Em contrapartida, outro grupo de docentes considera que a ferramenta pode contribuir com alunos e professores. Diante desse cenário cheio de interrogações, buscamos com esta pesquisa, apresentar as características do ChatGPT, além de convidar o leitor a refletir a cerca dos desafios e as possibilidades do chatbot para os processos de ensino e de aprendizagem. Quanto a metodologia , trata-se de um estudo bibliográfico e os resultados evidenciam que a IA, sobretudo, o chatbot ChatGPT, embora em fase de aprimoramentos, se apresenta como recurso com grande potencial para a educaçõo.