O Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) é uma abordagem inovadora no ensino e aprendizagem da Matemática, buscando torná-la mais atrativa e acessível aos estudantes. Através de atividades práticas, jogos, simulações e estratégias didáticas, o LEM desperta o interesse e a curiosidade dos discentes envolvendo-os de forma significativa na construção do conhecimento sobre a disciplina. Deste modo, o presente escrito traz um recorte de uma monografia, que investigou a compreensão de licenciandos e docentes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Petrolina sobre o LEM, para esta analise averiguou-se a vivência dos licenciandos com a disciplina de Prática VI: Laboratório de Ensino de Matemática, além de buscas nos documentos viabilizados pela universidade, como o projeto político do curso na perspectiva do LEM e a concepção dos docentes da graduação sobre a importância do LEM na formação inicial do professor. A pesquisa desenvolvida foi de cunho qualitativo, pois ela lidava com problemas que não podem ser definidos em equações e estatísticas nem busca quantificar os dados examinados, e no que tange aos procedimentos técnicos foi estabelecida como uma pesquisa de campo além disso o estudo foi dividido em três etapas: pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas e análise de dados. Participaram oito pessoas das entrevistas, incluindo licenciandos que não cursaram a disciplina, os que estão cursando, os que já a concluíram e dois professores do colegiado. A análise dos dados revelou a conversão do LEM na formação inicial de professores, destacando que é essencial que as atividades no LEM englobem tanto a teoria quanto a prática, proporcionando aos futuros professores uma base sólida de conhecimento sobre o ensino de Matemática e habilidades para aplicá-los efetivamente em sua prática docente.