Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPLORANDO A IMPORTÂNCIA DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA (LEM) NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: CONCEPÇÃO DE LICENCIANDOS E DOCENTES.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 13 - Educação Matemática
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100467
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7685
    "inscrito_id" => 14370
    "titulo" => "EXPLORANDO A IMPORTÂNCIA DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA (LEM) NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: CONCEPÇÃO DE LICENCIANDOS E DOCENTES."
    "resumo" => "O Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) é uma abordagem inovadora no ensino e aprendizagem da Matemática, buscando torná-la mais atrativa e acessível aos estudantes. Através de atividades práticas, jogos, simulações e estratégias didáticas, o LEM desperta o interesse e a curiosidade dos discentes envolvendo-os de forma significativa na construção do conhecimento sobre a disciplina. Deste modo, o presente escrito traz um recorte de uma monografia, que investigou a compreensão de licenciandos e docentes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Petrolina sobre o LEM, para esta analise averiguou-se a vivência dos licenciandos com a disciplina de Prática VI: Laboratório de Ensino de Matemática, além de buscas nos documentos viabilizados pela universidade, como o projeto político do curso na perspectiva do LEM e a concepção dos docentes da graduação sobre a importância do LEM na formação inicial do professor. A pesquisa desenvolvida foi de cunho qualitativo, pois ela lidava com problemas que não podem ser definidos em equações e estatísticas nem busca quantificar os dados examinados, e no que tange aos procedimentos técnicos foi estabelecida como uma pesquisa de campo além disso o estudo foi dividido em três etapas: pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas e análise de dados. Participaram oito pessoas das entrevistas, incluindo licenciandos que não cursaram a disciplina, os que estão cursando, os que já a concluíram e dois professores do colegiado. A análise dos dados revelou a conversão do LEM na formação inicial de professores, destacando que é essencial que as atividades no LEM englobem tanto a teoria quanto a prática, proporcionando aos futuros professores uma base sólida de conhecimento sobre o ensino de Matemática e habilidades para aplicá-los efetivamente em sua prática docente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID14370_TB7685_20062023235036.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELA XAVIER DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "DANIELA"
    "autor_email" => "daniela.xaviers@upe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100467
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7685
    "inscrito_id" => 14370
    "titulo" => "EXPLORANDO A IMPORTÂNCIA DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA (LEM) NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: CONCEPÇÃO DE LICENCIANDOS E DOCENTES."
    "resumo" => "O Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) é uma abordagem inovadora no ensino e aprendizagem da Matemática, buscando torná-la mais atrativa e acessível aos estudantes. Através de atividades práticas, jogos, simulações e estratégias didáticas, o LEM desperta o interesse e a curiosidade dos discentes envolvendo-os de forma significativa na construção do conhecimento sobre a disciplina. Deste modo, o presente escrito traz um recorte de uma monografia, que investigou a compreensão de licenciandos e docentes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Petrolina sobre o LEM, para esta analise averiguou-se a vivência dos licenciandos com a disciplina de Prática VI: Laboratório de Ensino de Matemática, além de buscas nos documentos viabilizados pela universidade, como o projeto político do curso na perspectiva do LEM e a concepção dos docentes da graduação sobre a importância do LEM na formação inicial do professor. A pesquisa desenvolvida foi de cunho qualitativo, pois ela lidava com problemas que não podem ser definidos em equações e estatísticas nem busca quantificar os dados examinados, e no que tange aos procedimentos técnicos foi estabelecida como uma pesquisa de campo além disso o estudo foi dividido em três etapas: pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas e análise de dados. Participaram oito pessoas das entrevistas, incluindo licenciandos que não cursaram a disciplina, os que estão cursando, os que já a concluíram e dois professores do colegiado. A análise dos dados revelou a conversão do LEM na formação inicial de professores, destacando que é essencial que as atividades no LEM englobem tanto a teoria quanto a prática, proporcionando aos futuros professores uma base sólida de conhecimento sobre o ensino de Matemática e habilidades para aplicá-los efetivamente em sua prática docente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID14370_TB7685_20062023235036.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELA XAVIER DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "DANIELA"
    "autor_email" => "daniela.xaviers@upe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) é uma abordagem inovadora no ensino e aprendizagem da Matemática, buscando torná-la mais atrativa e acessível aos estudantes. Através de atividades práticas, jogos, simulações e estratégias didáticas, o LEM desperta o interesse e a curiosidade dos discentes envolvendo-os de forma significativa na construção do conhecimento sobre a disciplina. Deste modo, o presente escrito traz um recorte de uma monografia, que investigou a compreensão de licenciandos e docentes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Petrolina sobre o LEM, para esta analise averiguou-se a vivência dos licenciandos com a disciplina de Prática VI: Laboratório de Ensino de Matemática, além de buscas nos documentos viabilizados pela universidade, como o projeto político do curso na perspectiva do LEM e a concepção dos docentes da graduação sobre a importância do LEM na formação inicial do professor. A pesquisa desenvolvida foi de cunho qualitativo, pois ela lidava com problemas que não podem ser definidos em equações e estatísticas nem busca quantificar os dados examinados, e no que tange aos procedimentos técnicos foi estabelecida como uma pesquisa de campo além disso o estudo foi dividido em três etapas: pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas e análise de dados. Participaram oito pessoas das entrevistas, incluindo licenciandos que não cursaram a disciplina, os que estão cursando, os que já a concluíram e dois professores do colegiado. A análise dos dados revelou a conversão do LEM na formação inicial de professores, destacando que é essencial que as atividades no LEM englobem tanto a teoria quanto a prática, proporcionando aos futuros professores uma base sólida de conhecimento sobre o ensino de Matemática e habilidades para aplicá-los efetivamente em sua prática docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.