Este presente artigo é um recorte do Trabalho de Conclusão de Curso do estudante Valdir Silva Vasconcelos, orientado pelo autor Walber Christiano Lima da Costa e tem por objetivo apresentar os desafios da formação de professores na educação infantil pós pandemia da covid-19. A pandemia da COVID-19 trouxe diversos desafios para a formação de professores no Brasil, tanto para aqueles que já estavam atuando quanto para os que estão em formação. Alguns dos principais desafios incluem: A adaptação ao ensino remoto; Aumento da carga horária de trabalho; Formação continuada e Saúde mental. Para este estudo bibliográfico na modalidade de um ensaio teórico, verificamos que a pandemia trouxe uma série de desafios para a saúde mental dos professores, incluindo o aumento do estresse e da ansiedade. É importante que haja apoio psicológico e emocional para esses profissionais, para que possam enfrentar esses desafios e continuar oferecendo um ensino de qualidade. Acesso à tecnologia: Nem todos os professores têm acesso às tecnologias necessárias para o ensino remoto, seja por falta de recursos ou de infraestrutura. É preciso garantir que todos os professores tenham acesso aos equipamentos e tecnologias necessárias para o ensino remoto. Para superar esses desafios, é preciso investir em formação continuada, oferecer suporte emocional e psicológico aos professores, garantir acesso às tecnologias necessárias e repensar as políticas públicas de educação de forma mais ampla.