CUNHA, Helen Cris Rocha et al.. Experiência de formação docente em escolas ribeirinhas. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/99260>. Acesso em: 22/12/2024 19:12
A formação docente está em pauta no contexto das lutas da Educação do Campo pela qualidade do processo educacional e das condições de trabalho do professor. Este projeto de iniciação científica vinculado a Universidade Federal do Amazonas – UFAM e ao grupo de Pesquisa “Canoa”, tem como objetivo investigar o processo de formação permanente de professores das escolas do campo, considerando a realidade educacional, sociocultural e ambiental dos territórios rurais do município de Parintins/AM. A metodologia pauta-se numa abordagem qualitativa, por meio da realização de pesquisa participante com professores de escolas de comunidades rurais, de oficinas formativas e de entrevistas semiestruturadas. Fundamenta-se em autores como Freire (1996), Arroyo (2014), Saul (2019), Silva (2018) e Borges (2015). Os resultados parciais apresentam os contextos socioculturais e os desafios encontrados no fazer pedagógico nas escolas de comunidades ribeirinhas, ao passo que os professores afirmam a importância da formação para qualificar sua prática na área da Educação do Campo em articulação com a luta por melhores condições de acesso ao conhecimento pelos discentes e por melhores condições de trabalho pelos professores da escola do campo, entretanto os professores têm pouco apoio do sistema de ensino nesse processo. Esperamos com este projeto contribuir com a dinamização da formação docente nas comunidades ribeirinhas a partir do diálogo de saberes e das experiências dos sujeitos do campo, das águas e das florestas como forma de instigar a participação ativa dos sujeitos no processo de formação e o compromisso do poder público nessa área.