O programa de monitoria é uma ação estabelecida em diversas instituições de ensino, em que um discente, orientado por um professor, passa a desempenhar o papel de mediador, junto aos alunos de uma disciplina, na consolidação dos conhecimentos nela desenvolvidos. Na UFERSA, este programa tem como objetivo otimizar o processo de ensino e aprendizagem nos cursos de graduação, bem como estimular e fortalecer a cooperação entre discentes e docentes, nas atividades de ensino, oportunizando o interesse do estudante pela docência. Na sua atuação, o monitor ocupa uma posição muito singular, semelhante, mas diferente a de professor, e semelhante, mas diferente a de aluno. Essa posição singular o permite transitar entre esses papéis, oferecendo um insight bastante interessante sobre o processo de ensino-aprendizagem e sobre as relações em sala de aula. O presente artigo discute a monitoria como uma prática produtiva, em especial para a formação docente, a partir da reflexão sobre a experiência vivida juno decorrer do projeto de monitoria da disciplina Introdução aos Estudos Linguísticos I, desenvolvido nos semestres 2022.1 e 2022.2, no âmbito dos cursos de Letras Inglês e Libras, ofertados na UFERSA Caraúbas (RN). Pudemos observar que a monitoria, por essa sua natureza híbrida que a específica, permite um intermédio bastante promissor entre professor, alunos e conhecimentos da disciplina, oportunizando uma gama de ações e relações novas, tendo como efeito potencial o desenvolvendo de diversas competências e habilidades, concernentes tanto à atividade acadêmica quanto ao exercício da docência.