Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

HÍBRIDO SINGULAR: A MONITORIA COMO PRÁTICA PRODUTIVA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96729
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2760
    "inscrito_id" => 13376
    "titulo" => "HÍBRIDO SINGULAR: A MONITORIA COMO PRÁTICA PRODUTIVA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "O programa de monitoria é uma ação estabelecida em diversas instituições de ensino, em que um discente, orientado por um professor, passa a desempenhar o papel de mediador, junto aos alunos de uma disciplina, na consolidação dos conhecimentos nela desenvolvidos. Na UFERSA, este programa tem como objetivo otimizar o processo de ensino e aprendizagem nos cursos de graduação, bem como estimular e fortalecer a cooperação entre discentes e docentes, nas atividades de ensino, oportunizando o interesse do estudante pela docência. Na sua atuação, o monitor ocupa uma posição muito singular, semelhante, mas diferente a de professor, e semelhante, mas diferente a de aluno. Essa posição singular o permite transitar entre esses papéis, oferecendo um insight bastante interessante sobre o processo de ensino-aprendizagem e sobre as relações em sala de aula. O presente artigo discute a monitoria como uma prática produtiva, em especial para a formação docente, a partir da reflexão sobre a experiência vivida juno decorrer do projeto de monitoria da disciplina Introdução aos Estudos Linguísticos I, desenvolvido nos semestres 2022.1 e 2022.2, no âmbito dos cursos de Letras Inglês e Libras, ofertados na UFERSA Caraúbas (RN). Pudemos observar que a monitoria, por essa sua natureza híbrida que a específica, permite um intermédio bastante promissor entre professor, alunos e conhecimentos da disciplina, oportunizando uma gama de ações e relações novas, tendo como efeito potencial o desenvolvendo de diversas competências e habilidades, concernentes tanto à atividade acadêmica quanto ao exercício da docência."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID13376_TB2760_04102023220313.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANE KARINE"
    "autor_nome_curto" => "ANE"
    "autor_email" => "ane.castro@alunos.ufersa."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96729
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2760
    "inscrito_id" => 13376
    "titulo" => "HÍBRIDO SINGULAR: A MONITORIA COMO PRÁTICA PRODUTIVA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "O programa de monitoria é uma ação estabelecida em diversas instituições de ensino, em que um discente, orientado por um professor, passa a desempenhar o papel de mediador, junto aos alunos de uma disciplina, na consolidação dos conhecimentos nela desenvolvidos. Na UFERSA, este programa tem como objetivo otimizar o processo de ensino e aprendizagem nos cursos de graduação, bem como estimular e fortalecer a cooperação entre discentes e docentes, nas atividades de ensino, oportunizando o interesse do estudante pela docência. Na sua atuação, o monitor ocupa uma posição muito singular, semelhante, mas diferente a de professor, e semelhante, mas diferente a de aluno. Essa posição singular o permite transitar entre esses papéis, oferecendo um insight bastante interessante sobre o processo de ensino-aprendizagem e sobre as relações em sala de aula. O presente artigo discute a monitoria como uma prática produtiva, em especial para a formação docente, a partir da reflexão sobre a experiência vivida juno decorrer do projeto de monitoria da disciplina Introdução aos Estudos Linguísticos I, desenvolvido nos semestres 2022.1 e 2022.2, no âmbito dos cursos de Letras Inglês e Libras, ofertados na UFERSA Caraúbas (RN). Pudemos observar que a monitoria, por essa sua natureza híbrida que a específica, permite um intermédio bastante promissor entre professor, alunos e conhecimentos da disciplina, oportunizando uma gama de ações e relações novas, tendo como efeito potencial o desenvolvendo de diversas competências e habilidades, concernentes tanto à atividade acadêmica quanto ao exercício da docência."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID13376_TB2760_04102023220313.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANE KARINE"
    "autor_nome_curto" => "ANE"
    "autor_email" => "ane.castro@alunos.ufersa."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O programa de monitoria é uma ação estabelecida em diversas instituições de ensino, em que um discente, orientado por um professor, passa a desempenhar o papel de mediador, junto aos alunos de uma disciplina, na consolidação dos conhecimentos nela desenvolvidos. Na UFERSA, este programa tem como objetivo otimizar o processo de ensino e aprendizagem nos cursos de graduação, bem como estimular e fortalecer a cooperação entre discentes e docentes, nas atividades de ensino, oportunizando o interesse do estudante pela docência. Na sua atuação, o monitor ocupa uma posição muito singular, semelhante, mas diferente a de professor, e semelhante, mas diferente a de aluno. Essa posição singular o permite transitar entre esses papéis, oferecendo um insight bastante interessante sobre o processo de ensino-aprendizagem e sobre as relações em sala de aula. O presente artigo discute a monitoria como uma prática produtiva, em especial para a formação docente, a partir da reflexão sobre a experiência vivida juno decorrer do projeto de monitoria da disciplina Introdução aos Estudos Linguísticos I, desenvolvido nos semestres 2022.1 e 2022.2, no âmbito dos cursos de Letras Inglês e Libras, ofertados na UFERSA Caraúbas (RN). Pudemos observar que a monitoria, por essa sua natureza híbrida que a específica, permite um intermédio bastante promissor entre professor, alunos e conhecimentos da disciplina, oportunizando uma gama de ações e relações novas, tendo como efeito potencial o desenvolvendo de diversas competências e habilidades, concernentes tanto à atividade acadêmica quanto ao exercício da docência.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.